A importância do marketing orgânico

 

Vamos começar pela importância do marketing, quando saímos dos grandes centros urbanos e nem é preciso afastar muito para que a realidade das empresas se transforme bastante a começar pela importância do marketing dentro das próprias empresas.

É quase como de fosse um luxo, ou uma moda e não se visse o alcance de escolher não ter um departamento de marketing, mantendo a visão muito tradicional de uma estrutura em triângulo, que a base são os trabalhadores, as maiores têm já engenheiros técnicos, diretores de vendas e no topo está o dono, sendo que muitas vezes é uma estrutura familiar, em que os filhos são formados para vir a ocupar o lugar dos pais. Algumas, com desafios maiores, já contratam consultoras para dar suporte às decisões, mas muito, muito raramente me cruzo com alguém responsável pelo marketing estratégico, com poder de intervenção, porque a maior parte já tem presença no digital que inclui site e redes sociais, o que me parece é que poucas conseguem alcançar através das redes sociais resultados efetivos de vendas, é não é porque não seja possível vender, é porque acreditem, são muito aborrecidas, cristalizadas na venda, pouco se diferenciam da concorrência, pouco humanizadas ( e isto não quer dizer que é preciso ter imagens de humanos ), numa frase, são muito sem graça!

As empresas que fazem gestão de redes sociais empurram o investimento nos ads para ter mais alcance, as empresas, quando têm verba, alocam uma verba para este investimento e embora nem sempre tenham os resultados esperados, como todos fazem, assim se não mantendo.

Para terem resultados orgânicos é preciso ter marketing estratégico, não existe outra forma, e isso não é com empresas de produção de conteúdos, mas com profissionais de marketing, articulados com empresas que produzem conteúdos, porque antes de materializar, é preciso existir uma visão, e essa visão é desenhada pela gestão de topo com a área de marketing, que cria o caminho para as vendas e depois articula também com a comunicação.    

Este bypass ao marketing estratégico gera uma imagem pouco consistente, e uma imagem da empresa que seja pouco consistente paga-se nos resultados das vendas.

Então e o que é o marketing orgânico? O marketing orgânico atrai clientes de forma natural, sem investimento financeiro, através da criação de conteúdo que seja reconhecido como relevante, de alta qualidade, que vá de encontro ao que o público-alvo procura, que origine interação real nas redes sociais, e que seja honesto e fidedigno. Estou sempre a insistir nesta parte, de criar conteúdos honestos, de se porem em bicos dos pés nos sites e depois quando estamos em contato com a marca…a montanha pariu um rato. É tão fácil perder credibilidade e perder clientes sem entender bem a razão de está a acontecer…

Vamos lá, sugestões para criação de marketing orgânico:

1.      Conteúdo de Qualidade:

Pode ser artigos, vídeos ou conteúdos infográficos que sejam importantes para o público-alvo, que respondam às suas perguntas, às suas necessidades e muito importante, que as pessoas possam partilhar

2. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO):

Sabiam que os textos devem ser escritos com palavras-chave relevantes, existe até uma lógica de repetir várias vezes no texto as mesmas palavras-chave, mas de uma forma que mantenha a fluidez do conteúdo, que sejam envolventes e com imagens otimizadas. Este é o segredo para os motores de busca darem prioridade aos conteúdos e os colocarem em destaque…quando pesquisamos pelas palavras-chave.

3. Marketing de Conteúdo:

Ter um blog ainda é uma boa ideia, mas está preparado para o alimentar regularmente com conteúdo com interesse, em que responsa às duvidas do público-alvo, de forma que o cliente sinta valor no que lê e o reconheça como uma autoridade no assunto?

4. Marketing nas Redes Sociais:

Comece por criar uma estratégia, e sim precisa de um especialista em marketing, deve ser uma estratégia integrada, que harmonize toda a comunicação no digital, que seja responsável, mas não seja mais uma entre tantos. Nesta dinâmica é também importante interagir com os seguidores e ter atenção aos hashtags que utiliza, como e quando as utiliza.

 5. Email Marketing:

Apesar de ter muita gente que apaga o email marketing sem abrir, existem pessoas que vão ler, e que vão querer saber mais. Construa uma lista, dê a possibilidade no site de se poder subscrever a newsletter e crie conteúdo relevante, que mantenha o publico motivado e interessado.

6. Vídeos:

Utilize plataformas como o YouTube para criar conteúdo em vídeo, crie um podcast, salte para o Tik Tok, os miúdos já perceberam que os pais e as marcas já lá estão, acho que não acharam graça, mas vão ter de viver com isso.

7. Relacionamento:

Somos pessoas a comunicar para pessoas, no meio utilizamos um canal, o canal digital, então é importante que a comunicação não seja num único sentido, como já foi no passado, em que as marcas estavam no pedestal e os clientes tinham de consumir tudo o que eles queriam empurram garganta abaixo. Essa época acabou, foque-se na interação e em criar conteúdo que gere proximidade, ainda se lembra que lá em cima escrevi que é importante humanizar a comunicação?

8. Personalização:

Estamos na era da personalização, por isso as grandes empresas utilizam os CRMs, isto quer dizem que quando ligamos eles já nos conhecem tão bem que sabem exatamente o que nos vão vender. Mesmo não sendo uma grande empresa é possível sistematizar as preferências e comportamentos e assim personalizar a experiência do cliente.  

9. Jornada Integrada:

Olhe para a jornada do cliente como um todo, desde o primeiro contato até à conversão, cada ponto de contato com a empresa e os funcionários da empresa é muito importante, deve por isso existir uma cultura empresarial, que é trabalhada pela comunicação interna.

10. Conteúdo Gerado por Utilizadores:

É importante que sejam criados, de forma natural, conteúdos relacionados com a marca, e que esses conteúdos sejam partilhados nas redes sociais dos utilizadores, com identificação da marca para fazer a partilha. Quando os utilizadores partilham nas suas redes conteúdos da marca, e desde que não sejam influenciadores, isso fica para outro artigo, quer dizer que eles reconhecem valor, que se identificam, que vestiram a camisola, e também quer dizer que a marca chega a muito, muito mais gente, e isso é bom porque é orgânico!

11. Ferramentas de Análise:

Este é um trabalho sério, as ferramentas como Google Analytics e Google Search Console servem para monitorar o desempenho dos conteúdos e identificar o que precisa ser melhorado, também pode ser utilizado para testar novas formas de criar conteúdos, quando já se percebeu que é preciso mudar, mas não se quer avançar para nada radical, sem testar a resposta.

12. Defina sua Persona:

Crie o perfil do seu cliente ideal, com informações como idade, interesses e comportamento, é muito mais fácil, direcionar estratégias, isto se continuar a achar que não precisa de ninguém de marketing na empresa e que consegue fazer tudo sozinho.

Boa sorte 😉


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