A importância do marketing orgânico
Vamos começar pela importância do marketing, quando saímos dos
grandes centros urbanos e nem é preciso afastar muito para que a realidade das
empresas se transforme bastante a começar pela importância do marketing dentro
das próprias empresas.
É quase como de fosse um luxo, ou uma moda e não se visse o alcance
de escolher não ter um departamento de marketing, mantendo a visão muito tradicional
de uma estrutura em triângulo, que a base são os trabalhadores, as maiores têm
já engenheiros técnicos, diretores de vendas e no topo está o dono, sendo que
muitas vezes é uma estrutura familiar, em que os filhos são formados para vir a
ocupar o lugar dos pais. Algumas, com desafios maiores, já contratam consultoras
para dar suporte às decisões, mas muito, muito raramente me cruzo com alguém responsável
pelo marketing estratégico, com poder de intervenção, porque a maior parte já
tem presença no digital que inclui site e redes sociais, o que me parece é que
poucas conseguem alcançar através das redes sociais resultados efetivos de
vendas, é não é porque não seja possível vender, é porque acreditem, são muito
aborrecidas, cristalizadas na venda, pouco se diferenciam da concorrência, pouco
humanizadas ( e isto não quer dizer que é preciso ter imagens de humanos ),
numa frase, são muito sem graça!
As empresas que fazem gestão de redes sociais empurram o
investimento nos ads para ter mais alcance, as empresas, quando têm verba,
alocam uma verba para este investimento e embora nem sempre tenham os resultados
esperados, como todos fazem, assim se não mantendo.
Para terem resultados orgânicos é preciso ter marketing
estratégico, não existe outra forma, e isso não é com empresas de produção de conteúdos,
mas com profissionais de marketing, articulados com empresas que produzem conteúdos,
porque antes de materializar, é preciso existir uma visão, e essa visão é
desenhada pela gestão de topo com a área de marketing, que cria o caminho para
as vendas e depois articula também com a comunicação.
Este bypass ao marketing estratégico gera uma imagem pouco
consistente, e uma imagem da empresa que seja pouco consistente paga-se nos
resultados das vendas.
Então e o que é o marketing orgânico? O marketing orgânico atrai
clientes de forma natural, sem investimento financeiro, através da criação de conteúdo
que seja reconhecido como relevante, de alta qualidade, que vá de encontro ao
que o público-alvo procura, que origine interação real nas redes sociais, e que
seja honesto e fidedigno. Estou sempre a insistir nesta parte, de criar conteúdos
honestos, de se porem em bicos dos pés nos sites e depois quando estamos em
contato com a marca…a montanha pariu um rato. É tão fácil perder credibilidade
e perder clientes sem entender bem a razão de está a acontecer…
Vamos lá, sugestões para criação de marketing orgânico:
1.
Conteúdo de Qualidade:
Pode ser artigos, vídeos ou conteúdos infográficos que sejam
importantes para o público-alvo, que respondam às suas perguntas, às suas
necessidades e muito importante, que as pessoas possam partilhar
2. Otimização para Mecanismos de Busca (SEO):
Sabiam que os textos devem ser escritos com palavras-chave
relevantes, existe até uma lógica de repetir várias vezes no texto as mesmas palavras-chave,
mas de uma forma que mantenha a fluidez do conteúdo, que sejam envolventes e
com imagens otimizadas. Este é o segredo para os motores de busca darem
prioridade aos conteúdos e os colocarem em destaque…quando pesquisamos pelas
palavras-chave.
3. Marketing de Conteúdo:
Ter um blog ainda é uma boa ideia, mas está preparado para o
alimentar regularmente com conteúdo com interesse, em que responsa às duvidas
do público-alvo, de forma que o cliente sinta valor no que lê e o reconheça
como uma autoridade no assunto?
4. Marketing nas Redes Sociais:
Comece por criar uma estratégia, e sim precisa de um especialista
em marketing, deve ser uma estratégia integrada, que harmonize toda a
comunicação no digital, que seja responsável, mas não seja mais uma entre
tantos. Nesta dinâmica é também importante interagir com os seguidores e ter
atenção aos hashtags que utiliza, como e quando as utiliza.
5. Email Marketing:
Apesar de ter muita gente que apaga o email marketing sem
abrir, existem pessoas que vão ler, e que vão querer saber mais. Construa uma lista,
dê a possibilidade no site de se poder subscrever a newsletter e crie conteúdo relevante,
que mantenha o publico motivado e interessado.
6. Vídeos:
Utilize plataformas como o YouTube para criar conteúdo em
vídeo, crie um podcast, salte para o Tik Tok, os miúdos já perceberam que os
pais e as marcas já lá estão, acho que não acharam graça, mas vão ter de viver
com isso.
7. Relacionamento:
Somos pessoas a comunicar para pessoas, no meio utilizamos
um canal, o canal digital, então é importante que a comunicação não seja num único
sentido, como já foi no passado, em que as marcas estavam no pedestal e os
clientes tinham de consumir tudo o que eles queriam empurram garganta abaixo.
Essa época acabou, foque-se na interação e em criar conteúdo que gere
proximidade, ainda se lembra que lá em cima escrevi que é importante humanizar a
comunicação?
8. Personalização:
Estamos na era da personalização, por isso as grandes
empresas utilizam os CRMs, isto quer dizem que quando ligamos eles já nos
conhecem tão bem que sabem exatamente o que nos vão vender. Mesmo não sendo uma
grande empresa é possível sistematizar as preferências e comportamentos e assim
personalizar a experiência do cliente.
9. Jornada Integrada:
Olhe para a jornada do cliente como um todo, desde o
primeiro contato até à conversão, cada ponto de contato com a empresa e os
funcionários da empresa é muito importante, deve por isso existir uma cultura empresarial,
que é trabalhada pela comunicação interna.
10. Conteúdo Gerado por Utilizadores:
É importante que sejam criados, de forma natural, conteúdos relacionados
com a marca, e que esses conteúdos sejam partilhados nas redes sociais dos
utilizadores, com identificação da marca para fazer a partilha. Quando os
utilizadores partilham nas suas redes conteúdos da marca, e desde que não sejam
influenciadores, isso fica para outro artigo, quer dizer que eles reconhecem valor,
que se identificam, que vestiram a camisola, e também quer dizer que a marca
chega a muito, muito mais gente, e isso é bom porque é orgânico!
11. Ferramentas de Análise:
Este é um trabalho sério, as ferramentas como Google
Analytics e Google Search Console servem para monitorar o desempenho dos conteúdos
e identificar o que precisa ser melhorado, também pode ser utilizado para
testar novas formas de criar conteúdos, quando já se percebeu que é preciso
mudar, mas não se quer avançar para nada radical, sem testar a resposta.
12. Defina sua Persona:
Crie o perfil do seu cliente ideal, com informações como
idade, interesses e comportamento, é muito mais fácil, direcionar estratégias,
isto se continuar a achar que não precisa de ninguém de marketing na empresa e
que consegue fazer tudo sozinho.
Boa sorte 😉
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