ECONOMIA E SOCIEDADE

 







Não podia deixar de ter um espaço dedicado às marcas e eventos que merecem destaque 



FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓDIBOS – FÓLIO SOB O MOTE “INQUIETAÇÃO”

 

De 10 a 20 de outubro Óbidos é a capital da cultura em Portugal, este ano, a edição do Festival com o programa mais vasto de sempre contempla cerca de 600 iniciativas

A 9.ª edição do Fólio contempla, ao longo de 11 dias iniciativas entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa de atividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço MyMachine e um espaço Sustentabilidade.

Na programação, referência para o lançamento de “História Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco, Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão que analisa um arco temporal de mais de 800 anos, desde a Idade Média até à atualidade.

Em termos de animação, a parceria com a Fundação Inatel para a realização de concertos com jovens tem continuidade, tal como o tradicional espaço Boémia e a participação de mais de 100 ilustradores em várias atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego, com 19 iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão, pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.

O Fólio Educa propõe 260 iniciativas (entre lançamentos de livros, debates com autores e académicos, oficinas, teatro, cinema, exposições, música) com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda convidados de Espanha, Inglaterra e Itália e apresenta 14 mesas, com 39 intervenientes, entre 22 autores internacionais, 3 autores nacionais e 14 moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste, Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do Booker Prize em 2013. Max Porter, Irene Vallejo e Anna Kim (vencedora do Prémio da União Europeia da Literatura) também estarão no Fólio, bem como Ricardo Araújo Pereira, que vem apresentar novas obras.

No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. Serão apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation, bem como os resultados dos filmes produzidos pela população escolar de Óbidos, ao abrigo do programa da Câmara Municipal, o Óbidos Anima.

O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num concerto único no dia 13 de outubro.

Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e duas itinerâncias com as Bandas Filarmónicas locais.

O Fólio Mais é, em 2024, mais uma vez um dos principais atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses. Um dos grandes destaques é a presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.

Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!, que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival. Este ano regista-se um número recorde de exposições (27).

As entidades parceiras do evento são a Embaixada do Brasil, o FLIP - Festival Literário de Paraty (Brasil), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, o Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID).






CONCURSO INTERNACIONAL DE CANTO LIRICO EM CASCAIS

 A segunda edição do Cascais Opera promete ser, na sua segunda edição, uma oportunidade para mostrar ao mundo os talentos emergentes do universo da ópera.

As candidaturas já estão a decorrer e encerram a 15 de dezembro e estão abertas a todos os cantores entre os 18 e os 32 anos de idade, de todas as tipologias vocais.

Para além dos prémios monetários, ainda poderá ser possível vir a assinar contratos com festivais e teatros de ópera bem como convites para digressões e outras oportunidades a nível internacional.

Este concurso conta com a direção artística do barítono Sergei Leiferkus, que será também o Presidente do Júri Internacional, composto por Pal Moe (Glyndebourne), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), Anna Samuil (Berliner Staatsoper), a soprano Juliane Banse, a mezzo-soprano Jennifer Larmore, e Eliane de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo).

A primeira edição percorreu os mais diversos espaços culturais de Cascais e culminou com uma final no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, onde o barítono coreano Hae Kang foi distinguido com o prestigiado Grand Prix Égide.

O concurso recebeu mais de duzentas candidaturas de 39 países. Na participação portuguesa destaque para Sílvia Sequeira, 1º Prémio “Teresa Berganza” para voz feminina e de Teresa Sales Rebordão e Constança Melo, contratadas por diversas Óperas e festivais de música.

A 2ª edição do Cascais Ópera acontece de 23 de abril a 4 de maio de 2025. A final, terá lugar este ano, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian e os concorrentes finalistas terão a acompanhá-los a orquestra do Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Égide Associação Portuguesa das Artes, Fundação “La Caixa”, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e tem como parceiro institucional o Teatro Nacional de São Carlos.


Prémios:

1. Grand Prix Égide – 10.000,00€ – O vencedor oficial da competição 

Este prémio é atribuído pela Égide – Associação Portuguesa  das Artes

O vencedor deste prémio receberá ainda um contrato com Teatro Nacional de São Carlos

 

2. Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, para voz feminina  – 7.500,00€

Este prémio é atribuído pela Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI

 

3. Primeiro  Prémio  “Maurício Bensaúde”, para voz masculina – 7.500,00€

Este prémio é atribuído pela Fundação Millennium BCP 

 

4. Segundo Prémio – 5.000,00€ 

 

5. Terceiro Prémio – 3.500,00€ 

 

6. Prémio Melhor Cantor até 25 anos – 2.500,00€

 

7. Prémio Talento de Palco - 1.500,00€

 

8. Prémio do Público RTP – 1.500,00€

 

9. Prémio de Finalista - 1.000,00€  

 

Contratos com:

Teatro Nacional de São Carlos

Ópera Nacional – Novi Sad – Sérvia

FIMM, Festival Internacional de Música de Marvão 2026

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa”








MORVALLEY - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO HONESTA

Quantos emails marketing recebemos por dia e desses quantos lemos?

Enquanto especialistas em marketing continuam a defender que esta ainda é uma excelente ferramenta de comunicação, eu penso que tem dias, e normalmente os meus dias dizem-me que vão todos para o lixo, sem perder tempo a os ler porque tenho uma mão cheia de caixas de correio para ler e gerir e já mal dou conta de tudo isso quanto mais estar a gastar o meu precioso tempo a ler conteúdo de empresas que me querem vender os seus produtos.

Contudo um email chamou a minha atenção porque começava assim: “Saudações durienses

Bom dia. Sou produtor de vinhos na região do Douro e responsável pela MorValley Douro Wines”

Não consegui apagar sem ler o resto e o paragrafo seguinte impactou-me pela honestidade:

“Como não tenho área comercial profissionalizada decidi há 3 anos comercializar exclusivamente os meus vinhos através do meu site”

E continua:

“Não encontra os meus vinhos em restaurantes, garrafeiras ou distribuidores.

Vou mantendo a comunicação do meu projeto através de email marketing e desde já agradeço a sua amabilidade em aceitar a minha comunicação.

Acredito na relação direta do produtor com o consumidor e assim coloco-me ao dispor para colaborar e garantir excelente serviço.

e pode crer que estou mesmo ao seu dispor”.

Só isto e uns links, sem estratégias refinadas de marketing, sem sequer uma fotografia! E estranhamente ao que seria de esperar e a tudo o que nos ensinam na escola, li na integra o email, fui ver o link, confesso que a medo, e encontrei um site apelativo, vi as caras por detrás dos produtos e uma forma de se apresentar, como diz no site, sem pretensiosismos e com muita descontração, o que está de acordo com o email que recebi.

Vi coerência entre a comunicação e o site e gostei bastante por isso decidi explorar melhor e encontrei em destaque Vinho cujo rotulo é possível personalizar, uma seleção de vinhos que não é do enólogo, mas do próprio produtor e uma novidade, Vallis Dulcis com uns rótulos que me deu vontade de comprar só mesmo pelo rotulo!

  Não conheço esta marca de vinhos, nunca falei com o produtor nem com qualquer produto desta empresa, mas a forma como se apresentam recorda-me antigos valores com que fui criada e que parece que se perderam na correria do tempo e dos quais sinto a falta. Serei só eu?

Ainda no site, mesmo antes das notícias, a equipa é apresentada da seguinte forma:

“ Uma equipa que é uma família. Os vinhos Morvalley são o resultado de um grande terroir, muita experiência e, acima de tudo, da dedicação de pessoas apaixonadas por aquilo que fazem”.

Está tudo aqui: valores da família, da amizade, do trabalho, da integridade, da entrega e da dedicação. Está tudo aqui, tudo o que vamos esquecendo, na ânsia da modernidade, a nossa génese de ser português está toda aqui.

Deixo-vos o site para irem dar uma vista de olhos, juro que um destes dias vou mesmo provar estes vinhos:

https://morvalley.com/

 


Comentários

Mensagens populares