ECONOMIA E SOCIEDADE

 







Não podia deixar de ter um espaço dedicado às marcas e eventos que merecem destaque 

 30 Anos de Cafeína: Três Décadas no Coração do Porto


 

O restaurante Cafeína, situado na Foz do Douro, numa casa senhorial do século XIX, celebra este ano o seu 30.º aniversário.

Aberto em 1995, o Cafeína e recomendado no Guia Michelin, foi o projeto de Vasco Mourão, empresário que viria a transformar profundamente a paisagem da restauração no Porto. Nessa altura, o Porto vivia uma realidade diferente, ainda à procura da sua identidade contemporânea, e foi neste contexto que surgiu um espaço com uma proposta radicalmente cosmopolita, mas profundamente enraizada no território.

Ao longo destes 30 anos, o Cafeína tem acompanhado de perto a transformação gastronómica da cidade, mantendo-se fiel a uma filosofia que privilegia a autenticidade dos sabores, a atenção ao detalhe e o equilíbrio entre tradição e inovação, enquanto que a decoração elegante e intimista, da autoria de Paulo Lobo, criou um ambiente acolhedor e sofisticado.

“Assinalar os 30 anos do Cafeína é um momento de enorme significado pessoal e profissional. Quando abrimos portas, nunca imaginámos o impacto que este espaço viria a ter na vida da cidade e na história da gastronomia portuguesa. O Cafeína nasceu do desejo de criar algo autêntico, onde a cozinha, o serviço e o ambiente estivessem em harmonia. Passadas três décadas, o que me enche de orgulho é saber que conseguimos manter essa essência viva, sempre com os olhos postos no futuro, mas sem nunca esquecer de onde viemos.”, realça Vasco Mourão, fundador e proprietário do Cafeína.

O ambiente continua a ser um local de encontros importantes, tanto empresariais como pessoais, onde ideias e conversas têm moldado o futuro do Porto. “Não estávamos apenas a servir comida”, recorda Vasco, destacando o impacto do Cafeína como um local de convívio e debate.

Três décadas depois, a íntima sala de jantar de 70 lugares continua a ser palco de uma cozinha tecnicamente sofisticada, mas pensada para ser desfrutada com regularidade, mantendo o equilíbrio entre inovação e tradição que sempre definiu o espírito do Cafeína. “A nossa cozinha é uma celebração da simplicidade, onde procuramos criar uma conexão emocional com os pratos, misturando a tradição portuguesa com influências internacionais e técnicas contemporâneas, sempre com um toque de elegância e leveza.”, destaca Camilo Jaña, o chef ao leme do Cafeína.

 Para celebrar este marco tão significativo, o Cafeína está a preparar um conjunto de iniciativas comemorativas ao longo do ano, entre as quais se destacam jantares com convidados especiais, que serão anunciados em breve. Estas ações visam prestar tributo à história e percurso do restaurante, reforçando o seu legado no panorama gastronómico português e projetando o futuro de um espaço que continua a reinventar-se com criatividade e consistência. 

Blédina celebra o Dia da Criança com a inauguração do Espaço Bebé no Jardim Zoológico de Lisboa

 


Blédina, marca de alimentos para bebés e crianças pequenas, a partir dos 4 meses, da Danone Nutricia - inaugura o Espaço Bebé Blédina no Jardim Zoológico de Lisboa. Este espaço foi projetado a pensar nas necessidades das famílias com bebés e crianças pequenas, estando alinhado com o compromisso da marca em apoiar mães, pais e cuidadores em todas as etapas do crescimento dos seus filhos.

Instalado numa zona central do Zoo, junto ao parque das merendas, o Espaço Bebé dispõe de todas as condições necessárias para garantir o conforto e a segurança dos bebés, bem como comodidade e tranquilidade para os pais durante a visita ao Jardim Zoológico. Neste espaço, os visitantes encontram uma zona de fraldário equipada com lavatório, uma área de alimentação com micro-ondas e lava-loiça, além de um ambiente confortável destinado à amamentação.

"Acreditamos que criar experiências memoráveis em família contribui para o bem-estar das crianças e dos seus cuidadores. Com este novo espaço, queremos apoiar quem visita o Jardim Zoológico de Lisboa, proporcionando um ponto de conforto e apoio durante o passeio. A Blédina está ao lado das famílias em todos os momentos – dentro e fora de casa", sublinha Teresa Godinho, Brand Manager da Blédina.

Global Kitchem in Porto Arranca esta Semana

 


Tripas à moda do Porto, Francesinha e Arroz de Polvo. Os três ex-líbris da gastronomia portuense servem-se à mesa da segunda edição do projeto Global Kitchen in Porto, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto para afirmar a cidade como destino gastronómico de referência a nível mundial.

Os chefes Marco Gomes, Rui Paula e Pedro Lemos serão os anfitriões locais desta nova edição, que traz ao Porto grandes nomes da gastronomia internacional, como o irreverente Diego Rossi, um dos novos nomes da cozinha italiana, o espanhol Miguel Carretero, vencedor do prémio “Melhor Croquete do Mundo” e, vinda do Brasil, Janaína Torres, eleita a melhor chefe feminina do mundo em 2024, pela aclamada lista The World's 50 Best Restaurants. Com o mote “Global Goes Local”, a iniciativa regressa com um formato renovado, que inclui um roteiro dos chefes pela cidade, para dar a conhecer a origem dos pratos e os protagonistas que lhe dão corpo e sabor aos dias de hoje. Haverá ainda um showcooking aberto ao público na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e uma masterclass, também de acesso gratuito, num lugar emblemático da cidade, onde o prato serve de ingrediente à discussão de temas que marcam a agenda gastronómica nacional e internacional.

Segundo Catarina Santos Cunha, Vereadora de Turismo e Internacionalização da Câmara do Porto, “O Porto tem tudo para se afirmar como um destino gastronómico de excelência a nível mundial. Para isso, é importante sentar o mundo à nossa mesa, contar a nossa história na primeira pessoa por quem a preserva e transforma todos os dias. Estes pratos representam muito mais do que a tradição gastronómica: são símbolo da nossa identidade, uma expressão de engenho, resiliência e autenticidade. São o Porto servido à mesa. Não é por acaso que começamos com o prato que deu origem à alcunha de ‘Tripeiros’, pela qual são orgulhosamente conhecidos os habitantes da cidade do Porto”.

A iniciativa estende-se ao longo de três fins-de-semana, tendo o arranque marcado nos dias 16 e 17 de maio, pelas mãos do Chefe Marco Gomes, à frente do restaurante Oficina e impulsionador do projeto Comida de Subsistência, e do chefe convidado, Diego Rossi, que viaja desde Milão para partilhar a sua visão sobre criatividade e inovação no combate ao desperdício alimentar. Ao leme do restaurante Trippa desde 2015, o irreverente chefe resgata a “cucina povera” (cozinha humilde) e celebra as entranhas e a tradição da cozinha esquecida de Itália. Juntos vão percorrer um roteiro pelos restaurantes onde as Tripas continuam a ser servidas como manda a tradição e que servirá de inspiração ao showcooking que juntos irão protagonizar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, sexta-feira, dia 16, pelas 10h30, onde o chefe Diego Rossi irá reinterpretar a receita portuense com produtos italianos.

No sábado, pelas 11h00, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira, em Serralves, será palco de uma masterclass, onde o jovem chefe italiano irá partilhar a sua visão sobre como a gastronomia se pode renovar a partir das suas raízes de tradição e cultura. Ambos os momentos serão abertos ao público e de acesso gratuito, mediante inscrição prévia no portal do Visit Porto.

Os dois eventos seguintes acontecerão ao longo do mês de junho. A 6 e 7 de junho, a Francesinha será a protagonista do encontro entre o Chefe Rui Paula (DOP/Casa de Chá da Boa Nova) e o espanhol Miguel Carretero, chefe Estrela Michelin 2024, responsável pelo restaurante Santerra, em Madrid, premiado como “Campeão dos Campeões do Croquete”, no Madrid Fusion em 2022, depois de já ter vencido o galardão de “Melhor Croquete do Mundo” em 2018, no mesmo evento. Nas vésperas do São João do Porto, a 21 e 22 de junho, o Arroz de Polvo servirá de pretexto à dupla Chefe Pedro Lemos, do restaurante homónimo, e Janaína Torres, proprietária d’ A Casa do Porco, em São Paulo, eleita melhor chefe feminina do mundo em 2024, nos The World's 50 Best Restaurants, por não só liderar o seu restaurante e outros negócios, como ser uma voz ativa em questões como “a educação alimentar, a acessibilidade gastronómica e a inclusão social”. “Depois do sucesso da primeira edição, em que juntámos no Mercado do Bolhão chefes dos cinco continentes - Vietname, Espanha, Peru, Gana e Austrália – em interação com Chefes locais, comerciantes do mercado e com o público geral - queríamos que esta edição tivesse um pendor mais imersivo, tanto na abordagem aos temas, como na relação com a cidade. O objetivo é pensar a gastronomia como o reflexo de uma identidade, que desafia o tempo e continua a apurar-se continuamente. Para isso, consideramos essencial potenciar e incentivar a relação com as novas gerações de profissionais, através desta parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto.”

Eleita “Destino Gastronómico do Ano 2024”, pela Revista de Vinhos, e “Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa”, nos World Culinary Awards, este projeto reforça a aposta do Município na valorização da gastronomia como vetor de promoção internacional do destino. Recorde-se que , em 2024, o Global Kitchen viajou até ao Festival de Tiradentes, no Brasil, com o objetivo de internacionalizar a iniciativa e fomentar o intercâmbio com outros destinos gastronómicos. A programação do Global Kitchen Goes Local pode ser consultada em visitporto.travel/global-kitchen, onde também será disponibilizado o formulário para inscrição gratuita nas atividades. Reservas limitadas aos lugares disponíveis.



Restaurante Atlântico no Algarve com Nova carta

 


O restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, Algarve, acaba de reabrir após um período de renovação que incluiu a elaboração de uma nova carta e conceito gastronómico.

Sob o mote Atlântico Levante – Águas do Atlântico encontram Sabores do Levante, o chef João Sousa apresenta agora propostas que colocam em evidência a ligação entre o oceano e o mar, entre o ocidente e o oriente.

Esta renovação marca o início de um novo capítulo, onde a tradição culinária do sul da Europa se entrelaça com os sabores exóticos do Mediterrâneo Oriental, oferecendo uma cozinha “fun dining”repleta de histórias para contar.

Ingredientes como o azeite, o za’atar, a tahina, os citrinos e as ervas frescas são protagonistas numa carta de conceito “Good Mood Food”, onde impera a comida pensada para partilhar e saborear em boa companhia.

“Quisemos criar um menu com um conceito mais fun, através do qual celebramos o prazer de partilhar: pratos, histórias e momentos. Conseguimos trazer para a mesa não só a essência do mar, mas também a vivência e as estórias de diferentes cidades, ligando o Oceano Atlântico ao Mar Mediterrâneo, o Ocidente ao Oriente. Mais do que um menu, criámos uma narrativa, em que cada prato é uma história de terra, mar e tradição”, refere o chef João Sousa.

Com vista deslumbrante sobre o Atlântico, o espaço renovado combina materiais naturais como rattan e pedra com tons oceânicos.  A carta pode ser explorada à la carte ou através do menu de degustação e harmonizado com vinhos selecionados. 


Vista Alegre Apresentou o Livro que Celebra 200 anos da Marca



O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi ontem palco da apresentação do livro “Vista Alegre – 200 anos”, com o qual a marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro encerrou, oficialmente, as comemorações dos seus dois séculos de vida.

O livro dos 200 anos da Vista Alegre apresenta duas versões: uma edição especial e limitada a 200 exemplares com capa em porcelana biscuit pintada à mão pelos mestres pintores da fábrica em Ílhavo e uma edição em capa dura em papel, concebida como um objeto de design e inspiração, à imagem de um clássico “coffee table book”. 

Esta obra é um testemunho que percorre o universo Vista Alegre através de uma narrativa feita de imagens, arte, produto, design e histórias. Uma homenagem à marca, às suas pessoas, à Fábrica, ao Bairro e ao território que a viu nascer. 

Num dos seus capítulos centrais, dedicado à História, a obra incorpora uma investigação aprofundada realizada ao longo de três anos por dois investigadores da Universidade de Aveiro – Nuno Rosmaninho e Manuel Ferreira Rodrigues. Este estudo traça o percurso da porcelana e da Vista Alegre no contexto nacional e internacional, aprofundando o seu papel como referência cultural e industrial de Portugal. Curiosidades, lendas, fotografias, ilustrações e pequenos textos marcam o ritmo de um objeto que convida à descoberta a cada página.

 

IPQ apresenta NormIA Assistente virtual para apoio às empresas



O Instituto Português da Qualidade (IPQ) vai apresentar publicamente NormIA, o seu novo assistente virtual baseado em inteligência artificial, no próximo dia 16 de maio, na Loja do Cidadão, Espaço Empresa, de Santarém.

O evento realiza-se num dos 45 pontos da Rede Descentralizada de Consulta de Normas (RDCN) do IPQ, reforçando a missão de aproximar a normalização dos seus utilizadores. A sessão contará com a presença de representantes do IPQ, do Município de Santarém e de entidades parceiras ligadas à normalização, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento empresarial.

Durante o evento, será feita uma demonstração do funcionamento e das potencialidades desta ferramenta no apoio às empresas e outros profissionais. Uma nova ferramenta para a competitividade e internacionalização NormIA é um chatbot inteligente que responde a dúvidas sobre normas e normalização, disponível 24 horas por dia no site do IPQ.

Esta ferramenta visa apoiar especialmente as PME e outros agentes económicos, promovendo uma utilização mais eficaz e estratégica das normas como instrumento de competitividade, inovação e apoio à internacionalização.

Ao interagir com NormIA, os utilizadores podem obter respostas imediatas a questões relacionadas com normas aplicáveis aos seus produtos, serviços ou atividades, contribuindo para uma atuação mais informada e alinhada com as exigências legais e do mercado.

Fontes de informação fiáveis e atualizadas Para garantir a fiabilidade da informação, NormIA recorre a fontes credíveis e atualizadas, incluindo:

 ▪ o acervo normativo nacional,

▪ o website do IPQ,

▪ o Jornal Oficial da União Europeia,

▪ o Diário da República.

Estas fontes permitem ao NormIA fornecer respostas fundamentadas, alinhadas com o contexto legal e técnico nacional e europeu

Desenvolvido por especialistas, pensado para os utilizadores Concebido para tornar o acesso à informação sobre normas rápido e intuitivo, NormIA resulta de um esforço conjunto de uma equipa multidisciplinar, com especialistas nas áreas da normalização e tecnologias de informação. O projeto beneficiou do valioso contributo de diversos parceiros da normalização — Organismos de Normalização Setorial, Comissões Técnicas, peritos e especialistas em normalização — que, com o seu conhecimento e experiência, contribuíram para que NormIA seja uma ferramenta útil, garantindo a relevância e aplicabilidade da mesma para diferentes perfis de utilizadores. Compromisso com a inovação e a proximidade.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de transformação digital da Administração Pública, contribuindo para tornar a normalização mais acessível, prática e próxima do quotidiano dos utilizadores.

 NormIA encontra-se disponível no website do IPQ em: ipq.pt/normia  


                  Pestana Residences Reforça Aposta no Algarve com Novo Projeto Residencial



A poucos minutos da vila piscatória, das praias douradas do Algarve e dos campos de golfe que desenham a paisagem da região, nasce o Pestana Ferragudo Village, o mais recente projeto da marca de referência do Pestana Hotel Group no segmento imobiliário e residencial.

Com 91 lotes para moradias unifamiliares (entre 150 e 300 m²) e 226 apartamentos o futuro empreendimento oferece diversas opções de habitação, desde apartamentos com jardim e piscina privativos, penthouses com piscina na cobertura, a lotes exclusivos para a construção de moradias com diversas áreas.

Os projetos de arquitetura, assinados por Gonçalo Salazar de Sousa, Rui Pinto Gonçalves e Miguel Passos de Almeida — equipa responsável também pelo Pestana Tróia Eco-Resort —, distinguem-se pela integração na paisagem e pela aposta na eficiência ambiental.

Neste âmbito, destaca-se o futuro campo de golfe, cuja manutenção será assegurada exclusivamente com água reutilizada proveniente de uma ETAR, numa lógica de circularidade. Esta abordagem sustentável reforça o compromisso do Pestana Hotel Group com a preservação ambiental, tal como aconteceu em outros projetos, como por exemplo o Pestana Tróia – o primeiro verdadeiro Eco-Resort em Portugal - e posiciona o novo empreendimento como referência em boas práticas de gestão de recursos naturais no setor residencial. O projeto está em fase de construção, e tem conclusão prevista para 2027.

“O Pestana Ferragudo Village é mais do que um investimento imobiliário — é uma extensão natural daquilo que o Pestana Residences tem vindo a construir ao longo de décadas: lugares onde se vive bem, em equilíbrio com o território, a arquitetura e a sustentabilidade”, destaca José Roquette, administrador responsável pela área de desenvolvimento do grupo e pelo investimento imobiliário.





FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓDIBOS – FÓLIO SOB O MOTE “INQUIETAÇÃO”

 

De 10 a 20 de outubro Óbidos é a capital da cultura em Portugal, este ano, a edição do Festival com o programa mais vasto de sempre contempla cerca de 600 iniciativas

A 9.ª edição do Fólio contempla, ao longo de 11 dias iniciativas entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa de atividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço MyMachine e um espaço Sustentabilidade.

Na programação, referência para o lançamento de “História Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco, Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão que analisa um arco temporal de mais de 800 anos, desde a Idade Média até à atualidade.

Em termos de animação, a parceria com a Fundação Inatel para a realização de concertos com jovens tem continuidade, tal como o tradicional espaço Boémia e a participação de mais de 100 ilustradores em várias atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego, com 19 iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão, pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.

O Fólio Educa propõe 260 iniciativas (entre lançamentos de livros, debates com autores e académicos, oficinas, teatro, cinema, exposições, música) com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda convidados de Espanha, Inglaterra e Itália e apresenta 14 mesas, com 39 intervenientes, entre 22 autores internacionais, 3 autores nacionais e 14 moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste, Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do Booker Prize em 2013. Max Porter, Irene Vallejo e Anna Kim (vencedora do Prémio da União Europeia da Literatura) também estarão no Fólio, bem como Ricardo Araújo Pereira, que vem apresentar novas obras.

No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. Serão apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation, bem como os resultados dos filmes produzidos pela população escolar de Óbidos, ao abrigo do programa da Câmara Municipal, o Óbidos Anima.

O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num concerto único no dia 13 de outubro.

Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e duas itinerâncias com as Bandas Filarmónicas locais.

O Fólio Mais é, em 2024, mais uma vez um dos principais atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações, tertúlias, debates, sessões, masterclasses. Um dos grandes destaques é a presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.

Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!, que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim de semana do festival. Este ano regista-se um número recorde de exposições (27).

As entidades parceiras do evento são a Embaixada do Brasil, o FLIP - Festival Literário de Paraty (Brasil), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, o Instituto Politécnico de Leiria e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID).






CONCURSO INTERNACIONAL DE CANTO LIRICO EM CASCAIS

 A segunda edição do Cascais Opera promete ser, na sua segunda edição, uma oportunidade para mostrar ao mundo os talentos emergentes do universo da ópera.

As candidaturas já estão a decorrer e encerram a 15 de dezembro e estão abertas a todos os cantores entre os 18 e os 32 anos de idade, de todas as tipologias vocais.

Para além dos prémios monetários, ainda poderá ser possível vir a assinar contratos com festivais e teatros de ópera bem como convites para digressões e outras oportunidades a nível internacional.

Este concurso conta com a direção artística do barítono Sergei Leiferkus, que será também o Presidente do Júri Internacional, composto por Pal Moe (Glyndebourne), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), Anna Samuil (Berliner Staatsoper), a soprano Juliane Banse, a mezzo-soprano Jennifer Larmore, e Eliane de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo).

A primeira edição percorreu os mais diversos espaços culturais de Cascais e culminou com uma final no Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, onde o barítono coreano Hae Kang foi distinguido com o prestigiado Grand Prix Égide.

O concurso recebeu mais de duzentas candidaturas de 39 países. Na participação portuguesa destaque para Sílvia Sequeira, 1º Prémio “Teresa Berganza” para voz feminina e de Teresa Sales Rebordão e Constança Melo, contratadas por diversas Óperas e festivais de música.

A 2ª edição do Cascais Ópera acontece de 23 de abril a 4 de maio de 2025. A final, terá lugar este ano, no Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian e os concorrentes finalistas terão a acompanhá-los a orquestra do Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa.

O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Égide Associação Portuguesa das Artes, Fundação “La Caixa”, Fundação Millennium bcp, Turismo de Cascais, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e tem como parceiro institucional o Teatro Nacional de São Carlos.


Prémios:

1. Grand Prix Égide – 10.000,00€ – O vencedor oficial da competição 

Este prémio é atribuído pela Égide – Associação Portuguesa  das Artes

O vencedor deste prémio receberá ainda um contrato com Teatro Nacional de São Carlos

 

2. Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, para voz feminina  – 7.500,00€

Este prémio é atribuído pela Fundação “la Caixa” em colaboração com o BPI

 

3. Primeiro  Prémio  “Maurício Bensaúde”, para voz masculina – 7.500,00€

Este prémio é atribuído pela Fundação Millennium BCP 

 

4. Segundo Prémio – 5.000,00€ 

 

5. Terceiro Prémio – 3.500,00€ 

 

6. Prémio Melhor Cantor até 25 anos – 2.500,00€

 

7. Prémio Talento de Palco - 1.500,00€

 

8. Prémio do Público RTP – 1.500,00€

 

9. Prémio de Finalista - 1.000,00€  

 

Contratos com:

Teatro Nacional de São Carlos

Ópera Nacional – Novi Sad – Sérvia

FIMM, Festival Internacional de Música de Marvão 2026

Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras

Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa”








MORVALLEY - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO HONESTA

Quantos emails marketing recebemos por dia e desses quantos lemos?

Enquanto especialistas em marketing continuam a defender que esta ainda é uma excelente ferramenta de comunicação, eu penso que tem dias, e normalmente os meus dias dizem-me que vão todos para o lixo, sem perder tempo a os ler porque tenho uma mão cheia de caixas de correio para ler e gerir e já mal dou conta de tudo isso quanto mais estar a gastar o meu precioso tempo a ler conteúdo de empresas que me querem vender os seus produtos.

Contudo um email chamou a minha atenção porque começava assim: “Saudações durienses

Bom dia. Sou produtor de vinhos na região do Douro e responsável pela MorValley Douro Wines”

Não consegui apagar sem ler o resto e o paragrafo seguinte impactou-me pela honestidade:

“Como não tenho área comercial profissionalizada decidi há 3 anos comercializar exclusivamente os meus vinhos através do meu site”

E continua:

“Não encontra os meus vinhos em restaurantes, garrafeiras ou distribuidores.

Vou mantendo a comunicação do meu projeto através de email marketing e desde já agradeço a sua amabilidade em aceitar a minha comunicação.

Acredito na relação direta do produtor com o consumidor e assim coloco-me ao dispor para colaborar e garantir excelente serviço.

e pode crer que estou mesmo ao seu dispor”.

Só isto e uns links, sem estratégias refinadas de marketing, sem sequer uma fotografia! E estranhamente ao que seria de esperar e a tudo o que nos ensinam na escola, li na integra o email, fui ver o link, confesso que a medo, e encontrei um site apelativo, vi as caras por detrás dos produtos e uma forma de se apresentar, como diz no site, sem pretensiosismos e com muita descontração, o que está de acordo com o email que recebi.

Vi coerência entre a comunicação e o site e gostei bastante por isso decidi explorar melhor e encontrei em destaque Vinho cujo rotulo é possível personalizar, uma seleção de vinhos que não é do enólogo, mas do próprio produtor e uma novidade, Vallis Dulcis com uns rótulos que me deu vontade de comprar só mesmo pelo rotulo!

  Não conheço esta marca de vinhos, nunca falei com o produtor nem com qualquer produto desta empresa, mas a forma como se apresentam recorda-me antigos valores com que fui criada e que parece que se perderam na correria do tempo e dos quais sinto a falta. Serei só eu?

Ainda no site, mesmo antes das notícias, a equipa é apresentada da seguinte forma:

“ Uma equipa que é uma família. Os vinhos Morvalley são o resultado de um grande terroir, muita experiência e, acima de tudo, da dedicação de pessoas apaixonadas por aquilo que fazem”.

Está tudo aqui: valores da família, da amizade, do trabalho, da integridade, da entrega e da dedicação. Está tudo aqui, tudo o que vamos esquecendo, na ânsia da modernidade, a nossa génese de ser português está toda aqui.

Deixo-vos o site para irem dar uma vista de olhos, juro que um destes dias vou mesmo provar estes vinhos:

https://morvalley.com/

 


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