ECONOMIA E SOCIEDADE
30 Anos de Cafeína: Três Décadas no Coração do Porto
O restaurante Cafeína, situado na Foz do Douro, numa casa
senhorial do século XIX, celebra este ano o seu 30.º aniversário.
Aberto em 1995, o Cafeína e recomendado no Guia Michelin, foi
o projeto de Vasco Mourão, empresário que viria a transformar profundamente a
paisagem da restauração no Porto. Nessa altura, o Porto vivia uma realidade
diferente, ainda à procura da sua identidade contemporânea, e foi neste
contexto que surgiu um espaço com uma proposta radicalmente cosmopolita, mas
profundamente enraizada no território.
Ao longo destes 30 anos, o Cafeína tem acompanhado de perto
a transformação gastronómica da cidade, mantendo-se fiel a uma filosofia que
privilegia a autenticidade dos sabores, a atenção ao detalhe e o equilíbrio
entre tradição e inovação, enquanto que a decoração elegante e intimista, da
autoria de Paulo Lobo, criou um ambiente acolhedor e sofisticado.
“Assinalar os 30 anos do Cafeína é um momento de enorme
significado pessoal e profissional. Quando abrimos portas, nunca imaginámos o
impacto que este espaço viria a ter na vida da cidade e na história da
gastronomia portuguesa. O Cafeína nasceu do desejo de criar algo autêntico,
onde a cozinha, o serviço e o ambiente estivessem em harmonia. Passadas três
décadas, o que me enche de orgulho é saber que conseguimos manter essa essência
viva, sempre com os olhos postos no futuro, mas sem nunca esquecer de onde
viemos.”, realça Vasco Mourão, fundador e proprietário do Cafeína.
O ambiente continua a ser um local de encontros importantes,
tanto empresariais como pessoais, onde ideias e conversas têm moldado o futuro
do Porto. “Não estávamos apenas a servir comida”, recorda Vasco, destacando o
impacto do Cafeína como um local de convívio e debate.
Três décadas depois, a íntima sala de jantar de 70 lugares
continua a ser palco de uma cozinha tecnicamente sofisticada, mas pensada para
ser desfrutada com regularidade, mantendo o equilíbrio entre inovação e
tradição que sempre definiu o espírito do Cafeína. “A nossa cozinha é uma
celebração da simplicidade, onde procuramos criar uma conexão emocional com os
pratos, misturando a tradição portuguesa com influências internacionais e
técnicas contemporâneas, sempre com um toque de elegância e leveza.”, destaca
Camilo Jaña, o chef ao leme do Cafeína.
Para celebrar este
marco tão significativo, o Cafeína está a preparar um conjunto de iniciativas
comemorativas ao longo do ano, entre as quais se destacam jantares com
convidados especiais, que serão anunciados em breve. Estas ações visam prestar
tributo à história e percurso do restaurante, reforçando o seu legado no
panorama gastronómico português e projetando o futuro de um espaço que continua
a reinventar-se com criatividade e consistência.
Blédina celebra o Dia da Criança com a inauguração do
Espaço Bebé no Jardim Zoológico de Lisboa
Blédina, marca de
alimentos para bebés e crianças pequenas, a partir dos 4 meses, da Danone
Nutricia - inaugura o Espaço Bebé Blédina no Jardim Zoológico de Lisboa. Este espaço foi projetado
a pensar nas necessidades das famílias com bebés e crianças pequenas, estando alinhado
com o compromisso da marca em apoiar mães, pais e cuidadores em todas as etapas
do crescimento dos seus filhos.
Instalado numa zona
central do Zoo, junto ao parque das merendas, o Espaço Bebé dispõe de todas
as condições necessárias para garantir o conforto e a segurança dos bebés, bem
como comodidade e tranquilidade para os pais durante a visita ao Jardim
Zoológico. Neste espaço, os visitantes encontram uma zona de fraldário equipada
com lavatório, uma área de alimentação com micro-ondas e lava-loiça, além de um
ambiente confortável destinado à amamentação.
"Acreditamos
que criar experiências memoráveis em família contribui para o bem-estar das crianças
e dos seus cuidadores. Com este novo espaço, queremos apoiar quem visita o
Jardim Zoológico de Lisboa, proporcionando um ponto de conforto e apoio durante
o passeio. A Blédina está ao lado das famílias em todos os momentos – dentro e
fora de casa", sublinha Teresa Godinho, Brand Manager da Blédina.
Global Kitchem in Porto Arranca esta Semana
Tripas à moda do Porto, Francesinha e Arroz de Polvo. Os
três ex-líbris da gastronomia portuense servem-se à mesa da segunda edição do
projeto Global Kitchen in Porto, uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto
para afirmar a cidade como destino gastronómico de referência a nível mundial.
Os chefes Marco Gomes, Rui Paula e Pedro Lemos serão os
anfitriões locais desta nova edição, que traz ao Porto grandes nomes da
gastronomia internacional, como o irreverente Diego Rossi, um dos novos nomes
da cozinha italiana, o espanhol Miguel Carretero, vencedor do prémio “Melhor
Croquete do Mundo” e, vinda do Brasil, Janaína Torres, eleita a melhor chefe
feminina do mundo em 2024, pela aclamada lista The World's 50 Best Restaurants.
Com o mote “Global Goes Local”, a iniciativa regressa com um formato renovado,
que inclui um roteiro dos chefes pela cidade, para dar a conhecer a origem dos
pratos e os protagonistas que lhe dão corpo e sabor aos dias de hoje. Haverá
ainda um showcooking aberto ao público na Escola de Hotelaria e Turismo do
Porto e uma masterclass, também de acesso gratuito, num lugar emblemático da
cidade, onde o prato serve de ingrediente à discussão de temas que marcam a
agenda gastronómica nacional e internacional.
Segundo Catarina Santos Cunha, Vereadora de Turismo e
Internacionalização da Câmara do Porto, “O Porto tem tudo para se afirmar como
um destino gastronómico de excelência a nível mundial. Para isso, é importante
sentar o mundo à nossa mesa, contar a nossa história na primeira pessoa por
quem a preserva e transforma todos os dias. Estes pratos representam muito mais
do que a tradição gastronómica: são símbolo da nossa identidade, uma expressão
de engenho, resiliência e autenticidade. São o Porto servido à mesa. Não é por
acaso que começamos com o prato que deu origem à alcunha de ‘Tripeiros’, pela
qual são orgulhosamente conhecidos os habitantes da cidade do Porto”.
A iniciativa estende-se ao longo de três fins-de-semana,
tendo o arranque marcado nos dias 16 e 17 de maio, pelas mãos do Chefe Marco
Gomes, à frente do restaurante Oficina e impulsionador do projeto Comida de Subsistência,
e do chefe convidado, Diego Rossi, que viaja desde Milão para partilhar a sua
visão sobre criatividade e inovação no combate ao desperdício alimentar. Ao
leme do restaurante Trippa desde 2015, o irreverente chefe resgata a “cucina
povera” (cozinha humilde) e celebra as entranhas e a tradição da cozinha esquecida
de Itália. Juntos vão percorrer um roteiro pelos restaurantes onde as Tripas
continuam a ser servidas como manda a tradição e que servirá de inspiração ao
showcooking que juntos irão protagonizar na Escola de Hotelaria e Turismo do
Porto, sexta-feira, dia 16, pelas 10h30, onde o chefe Diego Rossi irá reinterpretar
a receita portuense com produtos italianos.
No sábado, pelas 11h00, a Casa do Cinema Manoel de Oliveira,
em Serralves, será palco de uma masterclass, onde o jovem chefe italiano irá
partilhar a sua visão sobre como a gastronomia se pode renovar a partir das suas
raízes de tradição e cultura. Ambos os momentos serão abertos ao público e de
acesso gratuito, mediante inscrição prévia no portal do Visit Porto.
Os dois eventos seguintes acontecerão ao longo do mês de
junho. A 6 e 7 de junho, a Francesinha será a protagonista do encontro entre o
Chefe Rui Paula (DOP/Casa de Chá da Boa Nova) e o espanhol Miguel Carretero,
chefe Estrela Michelin 2024, responsável pelo restaurante Santerra, em Madrid,
premiado como “Campeão dos Campeões do Croquete”, no Madrid Fusion em 2022,
depois de já ter vencido o galardão de “Melhor Croquete do Mundo” em 2018, no
mesmo evento. Nas vésperas do São João do Porto, a 21 e 22 de junho, o Arroz de
Polvo servirá de pretexto à dupla Chefe Pedro Lemos, do restaurante homónimo, e
Janaína Torres, proprietária d’ A Casa do Porco, em São Paulo, eleita melhor
chefe feminina do mundo em 2024, nos The World's 50 Best Restaurants, por não
só liderar o seu restaurante e outros negócios, como ser uma voz ativa em
questões como “a educação alimentar, a acessibilidade gastronómica e a inclusão
social”. “Depois do sucesso da primeira edição, em que juntámos no Mercado do
Bolhão chefes dos cinco continentes - Vietname, Espanha, Peru, Gana e Austrália
– em interação com Chefes locais, comerciantes do mercado e com o público geral
- queríamos que esta edição tivesse um pendor mais imersivo, tanto na abordagem
aos temas, como na relação com a cidade. O objetivo é pensar a gastronomia como
o reflexo de uma identidade, que desafia o tempo e continua a apurar-se
continuamente. Para isso, consideramos essencial potenciar e incentivar a
relação com as novas gerações de profissionais, através desta parceria com a Escola
de Hotelaria e Turismo do Porto.”
Eleita “Destino Gastronómico do Ano 2024”, pela Revista de
Vinhos, e “Melhor Destino Gastronómico Emergente da Europa”, nos World Culinary
Awards, este projeto reforça a aposta do Município na valorização da
gastronomia como vetor de promoção internacional do destino. Recorde-se que ,
em 2024, o Global Kitchen viajou até ao Festival de Tiradentes, no Brasil, com
o objetivo de internacionalizar a iniciativa e fomentar o intercâmbio com
outros destinos gastronómicos. A programação do Global Kitchen Goes Local pode
ser consultada em visitporto.travel/global-kitchen, onde também será
disponibilizado o formulário para inscrição gratuita nas atividades. Reservas
limitadas aos lugares disponíveis.
Restaurante Atlântico no Algarve com Nova carta
O restaurante Atlântico, no Vila Vita Parc, Algarve, acaba
de reabrir após um período de renovação que incluiu a elaboração de uma nova
carta e conceito gastronómico.
Sob o mote Atlântico Levante – Águas do Atlântico encontram
Sabores do Levante, o chef João Sousa apresenta agora propostas que colocam em evidência
a ligação entre o oceano e o mar, entre o ocidente e o oriente.
Esta renovação marca o início de um novo capítulo, onde a
tradição culinária do sul da Europa se entrelaça com os sabores exóticos do
Mediterrâneo Oriental, oferecendo uma cozinha “fun dining”repleta de histórias
para contar.
Ingredientes como o azeite, o za’atar, a tahina, os citrinos
e as ervas frescas são protagonistas numa carta de conceito “Good Mood Food”,
onde impera a comida pensada para partilhar e saborear em boa companhia.
“Quisemos criar um menu com um conceito mais fun, através do
qual celebramos o prazer de partilhar: pratos, histórias e momentos.
Conseguimos trazer para a mesa não só a essência do mar, mas também a vivência
e as estórias de diferentes cidades, ligando o Oceano Atlântico ao Mar
Mediterrâneo, o Ocidente ao Oriente. Mais do que um menu, criámos uma
narrativa, em que cada prato é uma história de terra, mar e tradição”, refere o
chef João Sousa.
Com vista deslumbrante sobre o Atlântico, o espaço renovado
combina materiais naturais como rattan e pedra com tons oceânicos. A carta pode ser explorada à la carte ou
através do menu de degustação e harmonizado com vinhos selecionados.
Vista Alegre Apresentou o Livro que Celebra 200 anos da Marca
O Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, foi ontem palco da
apresentação do livro “Vista Alegre – 200 anos”, com o qual a marca portuguesa
de porcelana, cristal e vidro encerrou, oficialmente, as comemorações dos seus
dois séculos de vida.
O livro dos 200 anos da Vista Alegre apresenta duas versões: uma edição especial e limitada a 200 exemplares com capa em porcelana biscuit pintada à mão pelos mestres pintores da fábrica em Ílhavo e uma edição em capa dura em papel, concebida como um objeto de design e inspiração, à imagem de um clássico “coffee table book”.
Esta obra é um testemunho que percorre o universo Vista Alegre através de uma narrativa feita de imagens, arte, produto, design e histórias. Uma homenagem à marca, às suas pessoas, à Fábrica, ao Bairro e ao território que a viu nascer.
Num dos seus capítulos centrais, dedicado à História,
a obra incorpora uma investigação aprofundada realizada ao longo de três anos
por dois investigadores da Universidade de Aveiro – Nuno Rosmaninho e Manuel
Ferreira Rodrigues. Este estudo traça o percurso da porcelana e da Vista Alegre
no contexto nacional e internacional, aprofundando o seu papel como referência
cultural e industrial de Portugal. Curiosidades, lendas, fotografias,
ilustrações e pequenos textos marcam o ritmo de um objeto que convida à
descoberta a cada página.
IPQ apresenta NormIA Assistente virtual para apoio às
empresas
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) vai apresentar
publicamente NormIA, o seu novo assistente virtual baseado em inteligência
artificial, no próximo dia 16 de maio, na Loja do Cidadão, Espaço Empresa, de
Santarém.
O evento realiza-se num dos 45 pontos da Rede
Descentralizada de Consulta de Normas (RDCN) do IPQ, reforçando a missão de
aproximar a normalização dos seus utilizadores. A sessão contará com a presença
de representantes do IPQ, do Município de Santarém e de entidades parceiras
ligadas à normalização, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento
empresarial.
Durante o evento, será feita uma demonstração do
funcionamento e das potencialidades desta ferramenta no apoio às empresas e
outros profissionais. Uma nova ferramenta para a competitividade e
internacionalização NormIA é um chatbot inteligente que responde a dúvidas
sobre normas e normalização, disponível 24 horas por dia no site do IPQ.
Esta ferramenta visa apoiar especialmente as PME e outros
agentes económicos, promovendo uma utilização mais eficaz e estratégica das
normas como instrumento de competitividade, inovação e apoio à
internacionalização.
Ao interagir com NormIA, os utilizadores podem obter
respostas imediatas a questões relacionadas com normas aplicáveis aos seus
produtos, serviços ou atividades, contribuindo para uma atuação mais informada
e alinhada com as exigências legais e do mercado.
Fontes de informação fiáveis e atualizadas Para garantir a
fiabilidade da informação, NormIA recorre a fontes credíveis e atualizadas,
incluindo:
▪ o acervo normativo
nacional,
▪ o website do IPQ,
▪ o Jornal Oficial da União Europeia,
▪ o Diário da República.
Estas fontes permitem ao NormIA fornecer respostas
fundamentadas, alinhadas com o contexto legal e técnico nacional e europeu
Desenvolvido por especialistas, pensado para os utilizadores
Concebido para tornar o acesso à informação sobre normas rápido e intuitivo,
NormIA resulta de um esforço conjunto de uma equipa multidisciplinar, com
especialistas nas áreas da normalização e tecnologias de informação. O projeto
beneficiou do valioso contributo de diversos parceiros da normalização —
Organismos de Normalização Setorial, Comissões Técnicas, peritos e
especialistas em normalização — que, com o seu conhecimento e experiência,
contribuíram para que NormIA seja uma ferramenta útil, garantindo a relevância
e aplicabilidade da mesma para diferentes perfis de utilizadores. Compromisso
com a inovação e a proximidade.
Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de transformação
digital da Administração Pública, contribuindo para tornar a normalização mais
acessível, prática e próxima do quotidiano dos utilizadores.
NormIA encontra-se disponível no website do IPQ em: ipq.pt/normia
Pestana Residences Reforça Aposta no Algarve
com Novo Projeto Residencial
A poucos minutos da vila piscatória, das
praias douradas do Algarve e dos campos de golfe que desenham a paisagem da
região, nasce o Pestana Ferragudo Village, o mais recente projeto da marca de
referência do Pestana Hotel Group
no segmento imobiliário e residencial.
Com 91 lotes para moradias unifamiliares
(entre 150 e 300 m²) e 226 apartamentos o futuro empreendimento oferece diversas
opções de habitação, desde apartamentos com jardim e piscina privativos, penthouses
com piscina na cobertura, a lotes exclusivos para a construção de moradias com
diversas áreas.
Os projetos de arquitetura, assinados por
Gonçalo Salazar de Sousa, Rui Pinto Gonçalves e Miguel Passos de Almeida —
equipa responsável também pelo Pestana Tróia Eco-Resort —, distinguem-se pela
integração na paisagem e pela aposta na eficiência ambiental.
Neste âmbito, destaca-se o futuro campo
de golfe, cuja manutenção será assegurada exclusivamente com água reutilizada
proveniente de uma ETAR, numa lógica de circularidade. Esta abordagem
sustentável reforça o compromisso do Pestana Hotel Group com a preservação
ambiental, tal como aconteceu em outros projetos, como por exemplo o Pestana Tróia
– o primeiro verdadeiro Eco-Resort em Portugal - e posiciona o novo
empreendimento como referência em boas práticas de gestão de recursos naturais
no setor residencial. O projeto está em fase de
construção, e tem conclusão prevista para 2027.
“O Pestana Ferragudo Village é mais do
que um investimento imobiliário — é uma extensão natural daquilo que o Pestana
Residences tem vindo a construir ao longo de décadas: lugares onde se vive bem,
em equilíbrio com o território, a arquitetura e a sustentabilidade”, destaca
José Roquette, administrador responsável pela área de desenvolvimento do grupo
e pelo investimento imobiliário.
FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓDIBOS – FÓLIO SOB O MOTE “INQUIETAÇÃO”
De 10 a 20 de outubro Óbidos é a capital da cultura em
Portugal, este ano, a edição do Festival com o programa mais vasto de sempre
contempla cerca de 600 iniciativas
A 9.ª edição do Fólio contempla, ao longo de 11 dias iniciativas
entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações,
tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa
de atividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço
MyMachine e um espaço Sustentabilidade.
Na programação, referência para o lançamento de “História
Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco,
Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão que analisa um arco temporal
de mais de 800 anos, desde a Idade Média até à atualidade.
Em termos de animação, a parceria com a Fundação Inatel para
a realização de concertos com jovens tem continuidade, tal como o tradicional
espaço Boémia e a participação de mais de 100 ilustradores em várias
atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego,
com 19 iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão,
pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
O Fólio Educa propõe 260 iniciativas (entre lançamentos de
livros, debates com autores e académicos, oficinas, teatro, cinema, exposições,
música) com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda
convidados de Espanha, Inglaterra e Itália e apresenta 14 mesas, com 39
intervenientes, entre 22 autores internacionais, 3 autores nacionais e 14
moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste,
Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do
Booker Prize em 2013. Max Porter, Irene Vallejo e Anna Kim (vencedora do Prémio
da União Europeia da Literatura) também estarão no Fólio, bem como Ricardo
Araújo Pereira, que vem apresentar novas obras.
No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco
ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. Serão
apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation, bem como
os resultados dos filmes produzidos pela população escolar de Óbidos, ao abrigo
do programa da Câmara Municipal, o Óbidos Anima.
O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com
destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num
concerto único no dia 13 de outubro.
Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e
duas itinerâncias com as Bandas Filarmónicas locais.
O Fólio Mais é, em 2024, mais uma vez um dos principais
atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações,
tertúlias, debates, sessões, masterclasses. Um dos grandes destaques é a
presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se
destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde
Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima
Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela
Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.
Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!,
que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos
e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim
de semana do festival. Este ano regista-se um número recorde de exposições
(27).
As entidades parceiras do evento são a Embaixada do Brasil,
o FLIP - Festival Literário de Paraty (Brasil), a Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, o Instituto
Politécnico de Leiria e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID).
As candidaturas já estão a decorrer e encerram a 15 de dezembro
e estão abertas a todos os cantores entre os 18 e os 32 anos de idade, de todas
as tipologias vocais.
Para além dos prémios monetários, ainda poderá ser possível vir
a assinar contratos com festivais e teatros de ópera bem como convites para
digressões e outras oportunidades a nível internacional.
Este concurso conta com a direção artística do barítono Sergei
Leiferkus, que será também o Presidente do Júri Internacional, composto por Pal
Moe (Glyndebourne), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), Anna Samuil
(Berliner Staatsoper), a soprano Juliane Banse, a mezzo-soprano Jennifer
Larmore, e Eliane de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo).
A primeira edição percorreu os mais diversos espaços
culturais de Cascais e culminou com uma final no Teatro Nacional de São Carlos,
em Lisboa, onde o barítono coreano Hae Kang foi distinguido com o prestigiado Grand
Prix Égide.
O concurso recebeu mais de duzentas candidaturas de 39
países. Na participação portuguesa destaque para Sílvia Sequeira, 1º Prémio
“Teresa Berganza” para voz feminina e de Teresa Sales Rebordão e Constança
Melo, contratadas por diversas Óperas e festivais de música.
A 2ª edição do Cascais Ópera acontece de 23 de abril a 4 de maio
de 2025. A final, terá lugar este ano, no Grande Auditório da Fundação Calouste
Gulbenkian e os concorrentes finalistas terão a acompanhá-los a orquestra do
Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa.
O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara
Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Égide Associação
Portuguesa das Artes, Fundação “La Caixa”, Fundação Millennium bcp, Turismo de
Cascais, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e tem como parceiro
institucional o Teatro Nacional de São Carlos.
Prémios:
1. Grand Prix Égide – 10.000,00€ – O vencedor oficial da
competição
Este prémio é atribuído pela Égide – Associação
Portuguesa das Artes
O vencedor deste prémio receberá ainda um contrato com
Teatro Nacional de São Carlos
2. Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, para voz
feminina – 7.500,00€
Este prémio é atribuído pela Fundação “la Caixa” em
colaboração com o BPI
3. Primeiro Prémio “Maurício Bensaúde”, para voz
masculina – 7.500,00€
Este prémio é atribuído pela Fundação Millennium BCP
4. Segundo Prémio – 5.000,00€
5. Terceiro Prémio – 3.500,00€
6. Prémio Melhor Cantor até 25 anos – 2.500,00€
7. Prémio Talento de Palco - 1.500,00€
8. Prémio do Público RTP – 1.500,00€
9. Prémio de Finalista - 1.000,00€
Contratos com:
Teatro Nacional de São Carlos
Ópera Nacional – Novi Sad – Sérvia
FIMM, Festival Internacional de Música de Marvão 2026
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa”
MORVALLEY - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO HONESTA
Quantos emails marketing recebemos por dia e desses quantos lemos?
Enquanto especialistas em marketing continuam a defender que
esta ainda é uma excelente ferramenta de comunicação, eu penso que tem dias, e
normalmente os meus dias dizem-me que vão todos para o lixo, sem perder tempo a
os ler porque tenho uma mão cheia de caixas de correio para ler e gerir e já
mal dou conta de tudo isso quanto mais estar a gastar o meu precioso tempo a
ler conteúdo de empresas que me querem vender os seus produtos.
Contudo um email chamou a minha atenção porque começava assim:
“Saudações durienses
Bom dia. Sou produtor de vinhos na região do Douro e
responsável pela MorValley Douro Wines”
Não consegui apagar sem ler o resto e o paragrafo seguinte
impactou-me pela honestidade:
“Como não tenho área comercial profissionalizada decidi há 3
anos comercializar exclusivamente os meus vinhos através do meu site”
E continua:
“Não encontra os meus vinhos em restaurantes, garrafeiras ou
distribuidores.
Vou mantendo a comunicação do meu projeto através de email
marketing e desde já agradeço a sua amabilidade em aceitar a minha comunicação.
Acredito na relação direta do produtor com o consumidor e
assim coloco-me ao dispor para colaborar e garantir excelente serviço.
e pode crer que estou mesmo ao seu dispor”.
Só isto e uns links, sem estratégias refinadas de marketing,
sem sequer uma fotografia! E estranhamente ao que seria de esperar e a tudo o
que nos ensinam na escola, li na integra o email, fui ver o link, confesso que
a medo, e encontrei um site apelativo, vi as caras por detrás dos produtos e
uma forma de se apresentar, como diz no site, sem pretensiosismos e com muita
descontração, o que está de acordo com o email que recebi.
Vi coerência entre a comunicação e o site e gostei bastante
por isso decidi explorar melhor e encontrei em destaque Vinho cujo rotulo é possível
personalizar, uma seleção de vinhos que não é do enólogo, mas do próprio produtor
e uma novidade, Vallis Dulcis com uns rótulos que me deu vontade de comprar só
mesmo pelo rotulo!
Não conheço esta marca de vinhos, nunca falei
com o produtor nem com qualquer produto desta empresa, mas a forma como se apresentam
recorda-me antigos valores com que fui criada e que parece que se perderam na
correria do tempo e dos quais sinto a falta. Serei só eu?
Ainda no site, mesmo antes das notícias, a equipa é apresentada
da seguinte forma:
“ Uma equipa que é uma família. Os vinhos Morvalley são o
resultado de um grande terroir, muita experiência e, acima de tudo, da
dedicação de pessoas apaixonadas por aquilo que fazem”.
Está tudo aqui: valores da família, da amizade, do trabalho,
da integridade, da entrega e da dedicação. Está tudo aqui, tudo o que vamos esquecendo,
na ânsia da modernidade, a nossa génese de ser português está toda aqui.
Deixo-vos o site para irem dar uma vista de olhos, juro que
um destes dias vou mesmo provar estes vinhos:
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