ECONOMIA E SOCIEDADE
FESTIVAL INTERNACIONAL DE ÓDIBOS – FÓLIO SOB O MOTE “INQUIETAÇÃO”
De 10 a 20 de outubro Óbidos é a capital da cultura em
Portugal, este ano, a edição do Festival com o programa mais vasto de sempre
contempla cerca de 600 iniciativas
A 9.ª edição do Fólio contempla, ao longo de 11 dias iniciativas
entre mesas de autor, conversas, lançamentos de livros, apresentações,
tertúlias, debates, sessões, masterclasses, exposições e seminários. O programa
de atividades contempla, igualmente, um Eco Mercado, um Planetário, um espaço
MyMachine e um espaço Sustentabilidade.
Na programação, referência para o lançamento de “História
Global da Literatura Portuguesa”, obra com direção de José Eduardo Franco,
Annabela Rita, Miguel Real e Isabel Ponce de Leão que analisa um arco temporal
de mais de 800 anos, desde a Idade Média até à atualidade.
Em termos de animação, a parceria com a Fundação Inatel para
a realização de concertos com jovens tem continuidade, tal como o tradicional
espaço Boémia e a participação de mais de 100 ilustradores em várias
atividades. O público pode, ainda, seguir viagem na Carrinha do Desassossego,
com 19 iniciativas em itinerância pelo concelho e beneficiar dos eventos que decorrerão,
pela primeira vez, no Convento de São Miguel, nas Gaeiras.
O Fólio Educa propõe 260 iniciativas (entre lançamentos de
livros, debates com autores e académicos, oficinas, teatro, cinema, exposições,
música) com 160 participantes de nacionalidade portuguesa, brasileira, e ainda
convidados de Espanha, Inglaterra e Itália e apresenta 14 mesas, com 39
intervenientes, entre 22 autores internacionais, 3 autores nacionais e 14
moderadores. Está garantida a presença de nomes premiados como Maaza Mengiste,
Andrey Yuryevich Kurkov ou Eleanor Catton, a mais jovem premiada de sempre do
Booker Prize em 2013. Max Porter, Irene Vallejo e Anna Kim (vencedora do Prémio
da União Europeia da Literatura) também estarão no Fólio, bem como Ricardo
Araújo Pereira, que vem apresentar novas obras.
No Fólio BD, estão agendadas sete iniciativas e cinco
ilustradores, com a novidade da realização de duas mesas redondas. Serão
apresentados alguns dos filmes da produtora portuguesa COLA Animation, bem como
os resultados dos filmes produzidos pela população escolar de Óbidos, ao abrigo
do programa da Câmara Municipal, o Óbidos Anima.
O Palco Inatel acolhe um total de sete concertos, com
destaque para o espetáculo “Entre Nós”, que apresenta talentos emergentes num
concerto único no dia 13 de outubro.
Quanto ao Fólio Boémia, reúne um total de 13 concertos e
duas itinerâncias com as Bandas Filarmónicas locais.
O Fólio Mais é, em 2024, mais uma vez um dos principais
atrativos do festival, com 120 mesas, conversas, lançamento, apresentações,
tertúlias, debates, sessões, masterclasses. Um dos grandes destaques é a
presença de Conceição Evaristo, uma ativista da cultura negra no Brasil que se
destacou nos domínios da poesia, da ficção e do ensaio. Elvis Guerra, Verenilde
Pereira, Carola Saavedra, Cebaldo Inawinapi, Ana Paula Tavares, Ellen Lima
Wassu, Nieves Neira Roca, Kaká Werá, Juan Carlos Galeano, Yara Monteiro, Gisela
Casimiro, João Barrento e Nieves Neira Roca são outros nomes em destaque.
Ao Fólio Ilustra acorre uma centena de ilustradores ao PIM!,
que se dividem em 24 iniciativas, com oficinas, mesas e lançamentos, concertos
e um Mercado do Objeto Inquieto/Feira de Autor, que decorrerá no primeiro fim
de semana do festival. Este ano regista-se um número recorde de exposições
(27).
As entidades parceiras do evento são a Embaixada do Brasil,
o FLIP - Festival Literário de Paraty (Brasil), a Secretaria Municipal de
Educação de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, o Instituto
Politécnico de Leiria e o Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID).
As candidaturas já estão a decorrer e encerram a 15 de dezembro
e estão abertas a todos os cantores entre os 18 e os 32 anos de idade, de todas
as tipologias vocais.
Para além dos prémios monetários, ainda poderá ser possível vir
a assinar contratos com festivais e teatros de ópera bem como convites para
digressões e outras oportunidades a nível internacional.
Este concurso conta com a direção artística do barítono Sergei
Leiferkus, que será também o Presidente do Júri Internacional, composto por Pal
Moe (Glyndebourne), Ivan van Kalmthout (Executivo Sénior de Ópera), Anna Samuil
(Berliner Staatsoper), a soprano Juliane Banse, a mezzo-soprano Jennifer
Larmore, e Eliane de Kat (Coordenadora Artística da Ópera de Monte-Carlo).
A primeira edição percorreu os mais diversos espaços
culturais de Cascais e culminou com uma final no Teatro Nacional de São Carlos,
em Lisboa, onde o barítono coreano Hae Kang foi distinguido com o prestigiado Grand
Prix Égide.
O concurso recebeu mais de duzentas candidaturas de 39
países. Na participação portuguesa destaque para Sílvia Sequeira, 1º Prémio
“Teresa Berganza” para voz feminina e de Teresa Sales Rebordão e Constança
Melo, contratadas por diversas Óperas e festivais de música.
A 2ª edição do Cascais Ópera acontece de 23 de abril a 4 de maio
de 2025. A final, terá lugar este ano, no Grande Auditório da Fundação Calouste
Gulbenkian e os concorrentes finalistas terão a acompanhá-los a orquestra do
Teatro Nacional de São Carlos – Orquestra Sinfónica Portuguesa.
O Concurso é co-organizado entre a Associação CIVOC, a Câmara
Municipal de Cascais e a Fundação D. Luis I. Tem o apoio da Égide Associação
Portuguesa das Artes, Fundação “La Caixa”, Fundação Millennium bcp, Turismo de
Cascais, SRS Legal, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e tem como parceiro
institucional o Teatro Nacional de São Carlos.
Prémios:
1. Grand Prix Égide – 10.000,00€ – O vencedor oficial da
competição
Este prémio é atribuído pela Égide – Associação
Portuguesa das Artes
O vencedor deste prémio receberá ainda um contrato com
Teatro Nacional de São Carlos
2. Primeiro Prémio “Teresa Berganza”, para voz
feminina – 7.500,00€
Este prémio é atribuído pela Fundação “la Caixa” em
colaboração com o BPI
3. Primeiro Prémio “Maurício Bensaúde”, para voz
masculina – 7.500,00€
Este prémio é atribuído pela Fundação Millennium BCP
4. Segundo Prémio – 5.000,00€
5. Terceiro Prémio – 3.500,00€
6. Prémio Melhor Cantor até 25 anos – 2.500,00€
7. Prémio Talento de Palco - 1.500,00€
8. Prémio do Público RTP – 1.500,00€
9. Prémio de Finalista - 1.000,00€
Contratos com:
Teatro Nacional de São Carlos
Ópera Nacional – Novi Sad – Sérvia
FIMM, Festival Internacional de Música de Marvão 2026
Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras
Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa”
MORVALLEY - O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO HONESTA
Quantos emails marketing recebemos por dia e desses quantos lemos?
Enquanto especialistas em marketing continuam a defender que
esta ainda é uma excelente ferramenta de comunicação, eu penso que tem dias, e
normalmente os meus dias dizem-me que vão todos para o lixo, sem perder tempo a
os ler porque tenho uma mão cheia de caixas de correio para ler e gerir e já
mal dou conta de tudo isso quanto mais estar a gastar o meu precioso tempo a
ler conteúdo de empresas que me querem vender os seus produtos.
Contudo um email chamou a minha atenção porque começava assim:
“Saudações durienses
Bom dia. Sou produtor de vinhos na região do Douro e
responsável pela MorValley Douro Wines”
Não consegui apagar sem ler o resto e o paragrafo seguinte
impactou-me pela honestidade:
“Como não tenho área comercial profissionalizada decidi há 3
anos comercializar exclusivamente os meus vinhos através do meu site”
E continua:
“Não encontra os meus vinhos em restaurantes, garrafeiras ou
distribuidores.
Vou mantendo a comunicação do meu projeto através de email
marketing e desde já agradeço a sua amabilidade em aceitar a minha comunicação.
Acredito na relação direta do produtor com o consumidor e
assim coloco-me ao dispor para colaborar e garantir excelente serviço.
e pode crer que estou mesmo ao seu dispor”.
Só isto e uns links, sem estratégias refinadas de marketing,
sem sequer uma fotografia! E estranhamente ao que seria de esperar e a tudo o
que nos ensinam na escola, li na integra o email, fui ver o link, confesso que
a medo, e encontrei um site apelativo, vi as caras por detrás dos produtos e
uma forma de se apresentar, como diz no site, sem pretensiosismos e com muita
descontração, o que está de acordo com o email que recebi.
Vi coerência entre a comunicação e o site e gostei bastante
por isso decidi explorar melhor e encontrei em destaque Vinho cujo rotulo é possível
personalizar, uma seleção de vinhos que não é do enólogo, mas do próprio produtor
e uma novidade, Vallis Dulcis com uns rótulos que me deu vontade de comprar só
mesmo pelo rotulo!
Não conheço esta marca de vinhos, nunca falei
com o produtor nem com qualquer produto desta empresa, mas a forma como se apresentam
recorda-me antigos valores com que fui criada e que parece que se perderam na
correria do tempo e dos quais sinto a falta. Serei só eu?
Ainda no site, mesmo antes das notícias, a equipa é apresentada
da seguinte forma:
“ Uma equipa que é uma família. Os vinhos Morvalley são o
resultado de um grande terroir, muita experiência e, acima de tudo, da
dedicação de pessoas apaixonadas por aquilo que fazem”.
Está tudo aqui: valores da família, da amizade, do trabalho,
da integridade, da entrega e da dedicação. Está tudo aqui, tudo o que vamos esquecendo,
na ânsia da modernidade, a nossa génese de ser português está toda aqui.
Deixo-vos o site para irem dar uma vista de olhos, juro que
um destes dias vou mesmo provar estes vinhos:
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