COMO CAPTAR TURISTAS E MANTER A PAZ
Dizem os entendidos que não existem formulas mágicas, mas no
caso do turismo acredito que a solução para esta equação é estupidamente
simples.
Sempre que os turistas consomem produtos locais, vão a
restaurantes, fazem passeios, vão ao supermercado e às compras e ficam alojados
na região estão a contribuir para a dinamização da economia local logo
fazem-nos bastante falta.
Contudo, olhamos assustados para algumas cidades da Europa e
até já Lisboa e o Porto e ficamos de olhos esbugalhados a pensar – queremos o dinheiro,
mas não queremos a confusão, o aumento do custo de vida e a perda da qualidade de
vida associada a magotes de estrageiros a circular nas nossas cidades e vilas.
Claro que não há
almoços grátis, se temos mais visitantes temos de ter invasão do nosso espaço,
o desafio é conseguir manter o equilíbrio.
Quando escrevo que a solução é fácil é porque acredito que
passa pelo desenvolvimento de uma estratégia, que tem de vir do poder político,
e olha para o turismo pela vertente economica em que coloca no topo da pirâmide
o combate à sazonalidade e no corpo da pirâmide o desenvolvimento de uma política
que fomente o crescimento dos pequenos negócios. O turismo não é só sol, praia e animação turística,
o turismo é uma fonte de riqueza local e uma forma de promover a fixação de
quadros muito válidos na região.
Como em tudo na vida, quando não tomamos uma posição
deixamos que os outros escolham por nós. Se no imediato é mais fácil, no longo
prazo pagamos a fatura de não ter uma estratégia para aquele desafio e de por
isso, o preço a pagar ser muito elevado e de ter de ter uma resolução mais
morosa e com custos bastante elevados.
A criação de uma
estratégia, planificação, a antecipação de desafios e a procura de soluções de
forma pró-ativa resolve muitos problemas do turismo relacionados com o turismo
de massas e a sazonalidade.
Se quiserem levar estes princípios para as vossas empresas e
até para a vossa vida acreditem, vão ver grandes resultados.
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