Marketing Pessoal – Uma análise SWOT não sabe o bem que lhe fazia

 

(imagem: https://www.rdstation.com/blog/marketing/analise-swot/) 

Nas formações que dou sobre marketing pessoal falo sempre sobre a importância de fazer uma análise SWOT quando a nossa vida fica virada do avesso ou quando temos dois caminhos e não sabemos o que fazer.

Para quem não domina estas coisas, a análise SWOT surge da mente de um consultor americano, Albert Humphrey e é utilizada como ferramenta de análise e de gestão, e permite identificar constrangimentos e dificuldades, sendo mais fácil, a partir daí, elaborar uma estratégia para a resolução do problema.

O termo SWOT é composto pelas iniciais Strenghts (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos) e diz respeito a fatores internos e nos fatores externos Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).

O exercício não é difícil, agarram numa folha em branco, e fazem uma cruz com um risco de alto abaixo, a meio e outro risco na lateral, também a meio da folha.  

No topo de cada um dos quatro quadrados escrevem uma das palavras acima, colocando em cima as que são sobre fatores internos e na parte de baixo, as que são sobre fatores externos.

De seguida, com calma e muita frontalidade preenchem com tópicos cada um dos quadrados, se for demasiado difícil guardem o exercício e retomem noutro dia.

Quando o exercício estiver completo vão ter uma lista de tópicos sobre os benefícios e as dificuldades, tanto naquilo que está ao vosso alcance como o que não depende diretamente de vocês. Depois de ter a folha preenchida é mais fácil tomar uma decisão estratégica sobre o problema, com um caminho traçado para o futuro.

A análise SWOT utiliza-se sobretudo em empresas, mas se se habituarem a utilizá-la nas decisões da vossa vida vão ver que o caminho é mais fácil.  


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