Marketing Pessoal – Uma análise SWOT não sabe o bem que lhe fazia
Para quem não domina estas coisas, a análise SWOT surge da
mente de um consultor americano, Albert Humphrey e é utilizada como ferramenta
de análise e de gestão, e permite identificar constrangimentos e dificuldades,
sendo mais fácil, a partir daí, elaborar uma estratégia para a resolução do
problema.
O termo SWOT é composto pelas iniciais Strenghts (pontos fortes),
Weaknesses (pontos fracos) e diz respeito a fatores internos e nos fatores
externos Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).
O exercício não é difícil, agarram numa folha em branco, e
fazem uma cruz com um risco de alto abaixo, a meio e outro risco na lateral,
também a meio da folha.
No topo de cada um dos quatro quadrados escrevem uma das
palavras acima, colocando em cima as que são sobre fatores internos e na parte
de baixo, as que são sobre fatores externos.
De seguida, com calma e muita frontalidade preenchem com
tópicos cada um dos quadrados, se for demasiado difícil guardem o exercício e
retomem noutro dia.
Quando o exercício estiver completo vão ter uma lista de
tópicos sobre os benefícios e as dificuldades, tanto naquilo que está ao vosso
alcance como o que não depende diretamente de vocês. Depois de ter a folha
preenchida é mais fácil tomar uma decisão estratégica sobre o problema, com um
caminho traçado para o futuro.
A análise SWOT utiliza-se sobretudo em empresas, mas se se
habituarem a utilizá-la nas decisões da vossa vida vão ver que o caminho é mais
fácil.
Comentários
Enviar um comentário