Week Food LAb nos Açores

 


A Associação para a Valorização Económica dos Açores (AVEA) promove, entre 27 de outubro e 1 de novembro de 2025, a 2ª edição da Week Food Lab, projeto que aposta na qualificação dos recursos humanos como motor essencial para o crescimento económico sustentável da região.

Ao investir na formação de profissionais e estudantes locais, nas áreas da cozinha, sala, bar e vinhos, esta iniciativa contribui diretamente para elevar o nível de serviço na restauração e consolidar os Açores como destino gastronómico e turístico de excelência.

Realizada na ilha de São Miguel, no Pavilhão do Mar e no restaurante Anfiteatro, a iniciativa conta com a presença de chefs de renome nacional e internacional. Tal como no ano passado, a sustentabilidade continua presente em toda a programação, desde as formações aos jantares e, na conferência, “Sustentabilidade em Restauração – um processo 360º", que se realiza no dia 28 de outubro, no Pavilhão do Mar, às 9h30.

“Acreditamos que a formação contínua é essencial para elevar e valorizar a gastronomia nos Açores, capacitando os profissionais locais para novos desafios. Esta 2.ª edição reforça essa visão ao apostar no talento açoriano — chefs, alunos e profissionais de sala, bar e vinhos — proporcionando-lhes acesso a novas técnicas, tendências e visões que fortalecem a hospitalidade e o turismo sustentável da região. Ao investir nos nossos recursos humanos, valorizamos a cultura regional, fixamos talento e damos consistência ao produto turístico açoriano, gerando mais valor económico e experiências verdadeiramente diferenciadoras”, refere Eládio Braga, Presidente da Direção da Associação para a Valorização Económica dos Açores.

 Na 2ª Edição do projeto, estarão presentes os chefs portugueses Alexandre Silva, do LOCO (1*MICHELIN) e do FOGO, em Lisboa, Octávio Freitas, do Desarma (1*MICHELIN) no Funchal, bem como o chef Ricardo Costa, responsável pelo restaurante The Yeatman, no Porto (2*MICHELIN). A nível internacional, a iniciativa conta com a participação de Elena Cerezo, do restaurante Angle, em Barcelona (1*MICHELIN), Daniel Dal-Ben, do 1876 Daniel Dal-Ben, em Düsseldorf (1*MICHELIN), e Matteo Vergine, chef do restaurante Grow, em Milão (1*MICHELIN e 1*MICHELIN Verde) — um dos principais representantes da cozinha sustentável na Europa.

Este ano, o projeto foi alargado às áreas de serviço de sala, bar e vinhos, tornando a experiência formativa mais completa e alinhada com as exigências de uma restauração de excelência. Ao capacitar não apenas os chefs, mas todas as frentes do serviço, dá-se um passo importante para elevar o nível da hospitalidade açoriana e criar experiências verdadeiramente diferenciadoras.

As formações avançadas em Serviço de Sala e Vinhos e Bar, irão contar com a participação de três sommeliers de referência no panorama nacional: Gonçalo Patraquim, Head Sommelier e Food & Drinks Operations Manager do Hotel DoubleTree by Hilton Lagoa, Pedro Escoto, Sommelier do restaurante Feitoria*, e João Barbosa, Head Sommelier do restaurante Desarma*, partilham a sua visão sobre hospitalidade, pairing e experiência de sala, contribuindo para elevar a qualidade do serviço em contexto gastronómico de excelência.

Além das formações profissionais, a WEEK FOOD LAB irá ter ateliers de nível básico e conferências para a promoção da gastronomia local, sendo que algumas destas iniciativas serão abertas ao público e à restauração não inscrita. Os dias 30 e 31 de outubro e 1 de novembro serão dedicados à realização de três jantares temáticos do “Week Food Lab” no restaurante Anfiteatro, que juntam as duplas de chefs que farão em conjunto um menu único com produtos Açorianos.


Comentários

Mensagens populares