RECEITA ADICIONAL

 

(Photo courtesy of Gratisography)

Trabalhei com um diretor na TAP que nos dizia com regularidade que a roda já tinha sido inventada. Era uma forma de nos fazer descer à terra e de, sem trazer ananases para a equação, encontrar soluções solidas para os desafios.

A gestão financeira de uma pequena empresa, muitas vezes uma empresa familiar pode ser muito desafiante pelo que, a minha sugestão é que mantendo os pés assentes na terra, procurem formas de não depender unicamente de um cliente, de um fornecedor ou de um único negócio. A diversidade pode ser a chave para a vossa sobrevivência ou, mantendo os ditados, a minha sugestão é que não coloquem os ovos numa única cesta porque se ela cai…nem gemada vão conseguir fazer.  

Em aviação vendemos bilhetes e carga e durante muitos anos pensou-se que estas seriam as únicas fontes de receita. Com desenvolvimento do negócio da aviação, descobriu-se que até podia ser, eventualmente, a principal fonte de receita, mas que a receita adicional, se fosse bem gerida, tinha um grande impacto nos resultados financeiros e foi assim que começamos a pagar para escolher o lugar onde gostávamos de ir sentados, o transporte das malas, a refeição entre outros serviços.

Para nós que gostamos de andar de avião, foi uma má noticia, mas para quem gere a sua empresa esta é uma boa forma de olhar para o negócio.

Então qual é o modelo de negócio aplicado? Mantendo o negócio principal a funcionar e depois de estar consolidado, criar fontes adicionais de receita, que estejam alinhadas com a marca, em que eventualmente se possa utilizar o mesmo espaço físico, e que assegurem entrada de capital. Este modelo de negócio permite o crescimento estruturado da empresa, promove as várias unidades de negócio porque umas reforçam as outras, e leva ao desenvolvimento de novas parcerias. É um modelo que traz novos clientes e que reforça a marca e os valores da marca.

O desafio é encontrar as fontes de receita adicional. Por exemplo se têm uma empresa que vende perfumes e vão começar a produzir e vender sobremesas, não é uma fonte adicional de receita, são duas empresas que têm o mesmo gestor, agora se têm uma empresa de perfumes e vão começar a fazer formação paga sobre perfumaria ou workshops sobre como perfumar a casa em períodos festivos, aqui sim, já temos fontes adicionais de receita que vão consolidar o vosso negócio base.

 Este passo é importante e deve ser bem trabalhado antes de implementado de forma que seja um sucesso, também aqui é preciso cuidado porque se transmite uma imagem de insegurança aos clientes quando, consecutivamente, se lançam novidades e depois se recua na estratégia.


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