RECEITA ADICIONAL
Trabalhei com um diretor na TAP que nos dizia com
regularidade que a roda já tinha sido inventada. Era uma forma de nos fazer
descer à terra e de, sem trazer ananases para a equação, encontrar soluções
solidas para os desafios.
A gestão financeira de uma pequena empresa, muitas vezes uma
empresa familiar pode ser muito desafiante pelo que, a minha sugestão é que
mantendo os pés assentes na terra, procurem formas de não depender unicamente
de um cliente, de um fornecedor ou de um único negócio. A diversidade pode ser
a chave para a vossa sobrevivência ou, mantendo os ditados, a minha sugestão é
que não coloquem os ovos numa única cesta porque se ela cai…nem gemada vão
conseguir fazer.
Em aviação vendemos bilhetes e carga e durante muitos anos
pensou-se que estas seriam as únicas fontes de receita. Com desenvolvimento do negócio
da aviação, descobriu-se que até podia ser, eventualmente, a principal fonte de
receita, mas que a receita adicional, se fosse bem gerida, tinha um grande
impacto nos resultados financeiros e foi assim que começamos a pagar para escolher
o lugar onde gostávamos de ir sentados, o transporte das malas, a refeição entre
outros serviços.
Para nós que gostamos de andar de avião, foi uma má noticia,
mas para quem gere a sua empresa esta é uma boa forma de olhar para o negócio.
Então qual é o modelo de negócio aplicado? Mantendo o
negócio principal a funcionar e depois de estar consolidado, criar fontes
adicionais de receita, que estejam alinhadas com a marca, em que eventualmente se
possa utilizar o mesmo espaço físico, e que assegurem entrada de capital. Este
modelo de negócio permite o crescimento estruturado da empresa, promove as
várias unidades de negócio porque umas reforçam as outras, e leva ao desenvolvimento
de novas parcerias. É um modelo que traz novos clientes e que reforça a marca e
os valores da marca.
O desafio é encontrar as fontes de receita adicional. Por exemplo
se têm uma empresa que vende perfumes e vão começar a produzir e vender
sobremesas, não é uma fonte adicional de receita, são duas empresas que têm o
mesmo gestor, agora se têm uma empresa de perfumes e vão começar a fazer
formação paga sobre perfumaria ou workshops sobre como perfumar a casa em períodos
festivos, aqui sim, já temos fontes adicionais de receita que vão consolidar o
vosso negócio base.
Este passo é
importante e deve ser bem trabalhado antes de implementado de forma que seja um
sucesso, também aqui é preciso cuidado porque se transmite uma imagem de
insegurança aos clientes quando, consecutivamente, se lançam novidades e depois
se recua na estratégia.
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