Um ano de Passe Ferroviário Verde: 650 mil assinaturas vendidas
Criado para promover a mobilidade sustentável e acessível,
reduzir as emissões de carbono e incentivar o uso do transporte ferroviário em
todo o país, o Passe Ferroviário Verde tem registado uma adesão crescente ao
longo deste primeiro ano de implementação. Desde que a medida entrou em vigor,
a 21 de outubro de 2024, foram já vendidas mais de 650 mil assinaturas deste
passe da CP – Comboios de Portugal, que permite viagens ilimitadas de comboio,
em todo o país, por 20 euros. Em setembro, foi atingido o valor recorde de
assinaturas comercializadas num só mês: mais de 67 mil.
Os dados revelam que cerca de metade dos passageiros que
viajam com Passe Ferroviário Verde utilizaram mais do que um serviço. Neste
primeiro ano de funcionamento, foram efetuadas quase 2,2 milhões de reservas
nos comboios Intercidades e cerca de 28% dos passes foram adquiridos por novos
clientes.
O Passe Ferroviário Verde tem o custo de 20 euros para 30
dias, sendo que os passageiros podem viajar em comboios Regionais,
InterRegionais, Urbanos de Lisboa e Porto (fora das áreas cobertas pelos passes
intermodais metropolitanos), Urbanos de Coimbra e ainda nos comboios de longo
curso Intercidades (em 2.ª classe, com reserva de lugar prévia, obrigatória,
até duas viagens diárias). Além da versão para 30 dias, este passe também pode
ser adquirido por períodos de 60 ou 90 dias, a um custo de 40 euros e 60 euros,
respetivamente. O título é exclusivo para residentes em Portugal e pode ser
carregado no Cartão CP.
Recorde-se que, com o recente lançamento de novas
funcionalidades no site e na App CP, os clientes têm agora disponível, na App,
em formato digital, a possibilidade de fazer o pedido de Cartão CP, bem como de
carregar o Passe Ferroviário Verde, o primeiro Passe Mensal inteiramente
digital em Portugal.
Este título inovador valeu à CP um lugar entre os finalistas
do Transport Ticketing Awards 2025, um dos maiores na área da bilhética
aplicada aos transportes e à mobilidade. O Passe Ferroviário Verde foi
candidato na categoria “Best Equity and Inclusion Initiative” (Melhor
Iniciativa de Igualdade e Inclusão), que visava distinguir uma iniciativa
promotora da inclusão nos transportes públicos, que ajuda a tornar os serviços
de transporte acessíveis a todos.



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