Danone inaugura Hub de Inovação
A Danone inaugurou o seu Hub de Inovação em
Aldaia, Valência, a maior unidade industrial da empresa na Europa e um centro
estratégico para Portugal, de onde chegam ao mercado nacional 76% dos produtos
do portefólio do grupo. Marcas como Activia, Actimel, YoPRO e Danacol têm
origem neste espaço que combina ciência, tecnologia de ponta e
sustentabilidade.
O investimento de mais de 60 milhões de euros
nos últimos cinco anos transformou Aldaia num modelo de referência para a
indústria alimentar europeia. O Hub integra toda a cadeia de valor, desde a
produção de embalagens à sua distribuição, aplicando um modelo de economia
circular que garante eficiência, agilidade e redução do impacto ambiental.
“Aldaia é muito mais do que uma fábrica para a
Danone: é um ponto de encontro entre a nossa história, o nosso compromisso com
a inovação e a nossa visão de futuro. Este novo Hub já é uma referência na
Europa e sinónimo de eficiência, sustentabilidade e liderança em produtos-chave
que a Danone disponibiliza no mercado português. Aldaia reflete na perfeição
como aproveitar o imenso conhecimento que temos em inovação, tecnologia e
tradição agropecuária para o colocar ao serviço das nossas marcas”, afirmou François
Lacombe, Diretor-Geral da Danone Ibéria.
Por sua vez, Marina Fernie, Diretora Geral da
Danone Portugal, comenta: “O futuro da alimentação constrói-se com ciência e
sustentabilidade. O Hub de Aldaia, tem um papel determinante para Portugal ao
unir tecnologia de ponta e compromisso ambiental na criação de produtos que
respondem às necessidades dos consumidores portugueses e que reforçam a
liderança da Danone em saúde e nutrição no nosso país”.
Um motor de inovação para o consumidor
português
A inovação é a base do crescimento da Danone e
Aldaia é hoje o coração desse processo. Só desta unidade saem anualmente mais
de 180 projetos de inovação, que se traduzem em novos produtos e melhorias no
portefólio, como o aperfeiçoamento de fórmulas, ingredientes, processos e
embalagens, por exemplo.
Portugal desempenha um papel central neste
ecossistema: é um mercado pioneiro em diversas categorias. Foi em Portugal que
a Danone lançou pela primeira vez versões líquidas de Activia Triplo 0, que
mais tarde serviram de referência para outros países e a gama proteica YoPRO
teve em Portugal o seu mercado piloto.
Para além disso, a Danone investe, a nível
ibérico, 12 milhões de euros anuais em I&D e mantém um portefólio com 90%
de produtos de consumo diário saudáveis, adaptados às necessidades e
preferências dos consumidores portugueses.
Sustentabilidade: o iogurte mais
responsável
O Hub de Aldaia destaca-se igualmente pela
sustentabilidade. A fábrica funciona com 100% de eletricidade proveniente de
fontes renováveis e alberga uma das maiores instalações solares da Danone na
Europa. O modelo de economia circular permite produzir iogurtes com 30% menos
emissões de CO₂ em
comparação com a média do mercado local.
Em Portugal, a Danone reforça este compromisso
com a sustentabilidade e com a sociedade através da redução de açúcares no
portefólio, contribuindo para a superação das metas impostas pela Direção-Geral
da Saúde à Indústria, e pela eliminação gradual de plásticos desnecessários,
poupando já cerca de 280 toneladas de plástico por ano.
Danone em Portugal: impacto local,
relevância global
Presente em Portugal desde 1989, a Danone conta
atualmente com cerca de 150 colaboradores diretos e impacta mais de 300 postos
de trabalho, considerando parceiros logísticos, fornecedores e serviços
indiretos. Os produtos da Danone estão presentes em 3 de cada 4 lares
portugueses, com marcas que acompanham todas as fases da vida, desde a infância
até à terceira idade.
Mais do que negócio, a Danone distingue-se pelo
seu duplo propósito: levar saúde através da alimentação e gerar impacto
positivo na sociedade. Em Portugal, esta missão traduz-se em iniciativas como o
projeto “Heróis da Fruta”, em parceria com a APCOI, que em 2024 envolveu mais
de 79 mil crianças; colaborações com a Associação Portuguesa de Nutrição, Liga
Portuguesa Contra o Cancro e Fundação Portuguesa de Cardiologia; e a doação
anual de mais de 400 toneladas de alimentos a instituições sociais.
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