Universidade Europeia celebra 60 anos de ensino com lançamento do livro
A Universidade Europeia lançou o livro “Turismo 360:
Passado, Presente & Futuro”, uma obra que revisita 60 anos de contributos
do ensino superior para a afirmação do turismo em Portugal e que aponta também
as tendências que irão moldar o futuro do setor.
Coordenada pela área científica de Turismo &
Hospitalidade da Universidade Europeia, a publicação, cuja edição esteve a
cargo de três professores da área do turismo, reúne reflexões de docentes,
investigadores, profissionais, alumni e presidentes das várias associações
setor, combinando memória histórica com pensamento crítico sobre os desafios
atuais e os caminhos que se projetam para a próxima década.
O livro recorda que, em finais de 1964, quando a Escola
Portuguesa de Turismo do antigo Instituto Superior de Línguas e Administração
(ISLA) foi criada, o Aeroporto de Faro ainda não existia. Hoje, seis décadas
depois, a inteligência artificial e o turismo espacial dominam as discussões
sobre a vanguarda da indústria. Ao longo destes anos, docentes, colaboradores,
estudantes, famílias e parceiros contribuíram para um trabalho contínuo e
inovador, discreto, mas fundamental, que moldou a competitividade do setor e
que agora é celebrado nesta publicação.
“Os nossos professores estão muito próximos da realidade
profissional e este livro é um claro exemplo disso. Temos um modelo académico
que impacta 100% dos nossos estudantes e que assenta numa dinâmica de base
experiencial, com cenários de aprendizagem assentes em desafios, apresentação
de problemas, investigação e simulação em todas as áreas, e na de turismo e
hospitalidade contamos com as principais empresas, organizações e associações
do setor”, afirma Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia.
Para Sofia Almeida, professora e coordenadora da área
científica de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, este livro
é também um testemunho coletivo: “celebrar 60 anos de ensino em turismo é
reconhecer um percurso de pioneirismo e inovação, mas também homenagear todos
os que o tornaram possível. Este marco inspira-nos a olhar em frente, a formar
líderes responsáveis e a reforçar a nossa missão de gerar conhecimento,
inspirar a mudança e contribuir para um turismo mais sustentável e inclusivo.”
Comentários
Enviar um comentário