Pagamentos na moeda de origem favorecem turistas e Negócios
A Unicre alerta para o potencial crescimento de negócio se
os visitantes estrangeiros forem bem acolhidos ao poderem pagar na sua própria
moeda, destacando a existência de soluções que permitem o pagamento na moeda de
origem do cliente e melhoram a sua experiência de compra.
Num contexto de forte crescimento do turismo internacional,
soluções como a DCC – Dynamic Currency Conversion, disponíveis em todos os
métodos de pagamento, seja físico, seja online disponibilizados pela REDUNIQ,
ganham especial relevância ao permitirem o pagamento na moeda de origem do
cliente. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2024, Portugal
recebeu 29 milhões de turistas não residentes, um crescimento de 9,3% face a
2023. Este aumento foi impulsionado, nomeadamente, por mercados fora da Zona
Euro, como os EUA (+16,9%), a Suíça (+9,2%) e o Reino Unido (+4,5%).
A faturação na rede REDUNIQ, marca de aceitação de
pagamentos da UNICRE, também acompanhou esta evolução: a faturação proveniente
dos estrangeiros que visitaram o nosso país cresceu 8% face ao ano anterior,
representando 24% do total faturado em 2024 pela REDUNIQ. O Reino Unido (14% da
faturação internacional) manteve-se como o mercado com maior peso, seguido da
Irlanda (14% do valor) e dos EUA (12% dos gastos).
A solução DCC responde diretamente às necessidades destes
consumidores internacionais, permitindo que os clientes oriundos de países fora
da Zona Euro paguem na sua moeda de origem, com visibilidade imediata do valor
final da transação e da taxa de câmbio aplicada. Um processo cómodo,
transparente e que permite o controlo total sobre os gastos.
Para os negócios, a disponibilização desta funcionalidade
não tem custos adicionais ou alterações operacionais. No momento do pagamento,
o comerciante tem apenas de apresentar ao cliente a opção, que surge
automaticamente no terminal. Quanto maior o volume de faturação convertida com
DCC, maior o retorno financeiro.
Ainda de acordo com os dados de faturação da REDUNIQ, as
cinco moedas mais convertidas em 2024 foram:
• Dólar
norte-americano (USD) – 39,8% do valor convertido
• Libra
esterlina (GBP) – 32,8% do valor convertido
• Franco
suíço (CHF) – 10,9% do valor convertido
• Dólar
canadiano (CAD) – 10,1% do valor convertido
• Real
brasileiro (BRL) – 6,4% do valor total convertido
Juntas, as moedas dos EUA e do Reino Unido representaram
mais de 72% da faturação convertida, refletindo um forte alinhamento entre os
mercados emissores de turismo e o potencial de rentabilização da solução.
“O crescimento de visitantes estrangeiros representa uma
oportunidade clara para os negócios locais. Mas capitalizar essa oportunidade
exige soluções modernas, que estejam alinhadas com as expectativas dos
visitantes. O DCC é uma dessas soluções: simples e transparente. A chave está
na proatividade do comerciante em apresentar esta opção ao cliente no momento
do pagamento”, explica Tiago Oom, Diretor Comercial da UNICRE.
Adaptar os meios de pagamento à realidade dos clientes
estrangeiros é mais do que uma conveniência. Trata-se de uma forma eficaz de
aumentar a competitividade dos negócios portugueses. A solução DCC permite
responder às novas exigências e satisfação dos consumidores globais, enquanto
oferece uma oportunidade real de valorização do negócio.
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