Usar o marketing para criar rotinas que garantem resultados

 


Confesso que tenho algumas dificuldades em gerir rotinas, e que em cima disso, gosto de encher os meus dias de atividades, o que faz com que se não me organizar posso perder o controlo da situação, o que não me agrada nada.

Como quase todos o que estão no começo de negócios ou trabalham por conta própria também eu me vejo, por vezes, sem vontade de andar sempre a correr atrás do prejuízo, só que não tenho alternativa a não ser fazer tudo sozinha.

É aqui que também o marketing pode ajudar, na criação de rotinas que ajudem a otimizar o tempo e gerir tarefas, melhorando assim a nossa eficácia.  

A palavra rotina, por si só, sei que faz revirar os olhos a muitos empreendedores que têm o sonho de que porque por conta própria são os donos do seu tempo.

Porque é importante ter rotinas diárias para assegurar resultados? Vou contar-vos um segredo – porque sem disciplina rigorosa o vosso negócio nunca passará de um belo sonho, mas sem resultados financeiros consistentes.

A rotina está ligada a organização e eficiência. Como gerir um negócio a 6 meses, 1 ano ou 5 anos quando não sem ter uma linha do tempo com metas, compromissos e objetivos, para se poder ajustar a estratégia quando começa a derrapar ou antever necessidades quando os resultados são muito bons? A diferença é entre viver no caos ou acompanhar a evolução do negócio e se puder assim tomar decisões conscientes. E se já é difícil quando se está sozinho, então quando a equipa cresce, pode ser desastroso.

É por isso que a rotina é importante, porque ajuda a reduzir erros. Quando temos processos definidos a hipótese de algo falhar reduz substancialmente, ou seja, conseguimos acompanhar melhor o progresso do nosso trabalho, fazendo pequenos ajustes à medida que for necessário, evitando ter de gerir grandes riscos, o que pode ter um impacto imprevisível na marca.

E no marketing digital?

As rotinas são essenciais para a planificação de campanhas e para a otimização dos resultados, também para a criação de conteúdos, definição prévia dos temas a abordar, os formatos, as horas para fazer publicações, email marketing, agendamento de posts nas redes sociais, analise de resultados, entre tantos outros.

São as rotinas que facilitam o trabalho em termos de gestão da marca, garantem por exemplo a identidade visual, o posicionamento da marca, a comunicação consistente de materiais e dos canais utilizados.

Dicas para sobreviver à obrigação das rotinas na gestão diária:

A utilização de ferramentas que facilitam o trabalho, desde as plataformas de gestão de processos quando existe uma equipa, a ferramentas de automação e de analise de dados. Depois é só ir monitorizando os resultados, fazendo os ajustes necessários e integrar os novos elementos da equipa nos processos já criados.  

 


Comentários

Mensagens populares