Usar o marketing para criar rotinas que garantem resultados
Confesso que tenho algumas dificuldades em gerir rotinas, e
que em cima disso, gosto de encher os meus dias de atividades, o que faz com
que se não me organizar posso perder o controlo da situação, o que não me
agrada nada.
Como quase todos o que estão no começo de negócios ou trabalham
por conta própria também eu me vejo, por vezes, sem vontade de andar sempre a
correr atrás do prejuízo, só que não tenho alternativa a não ser fazer tudo
sozinha.
É aqui que também o marketing pode ajudar, na criação de
rotinas que ajudem a otimizar o tempo e gerir tarefas, melhorando assim a nossa
eficácia.
A palavra rotina, por si só, sei que faz revirar os olhos a
muitos empreendedores que têm o sonho de que porque por conta própria são os
donos do seu tempo.
Porque é importante ter rotinas diárias para assegurar
resultados? Vou contar-vos um segredo – porque sem disciplina rigorosa o vosso
negócio nunca passará de um belo sonho, mas sem resultados financeiros
consistentes.
A rotina está ligada a organização e eficiência. Como gerir
um negócio a 6 meses, 1 ano ou 5 anos quando não sem ter uma linha do tempo com
metas, compromissos e objetivos, para se poder ajustar a estratégia quando
começa a derrapar ou antever necessidades quando os resultados são muito bons? A
diferença é entre viver no caos ou acompanhar a evolução do negócio e se puder
assim tomar decisões conscientes. E se já é difícil quando se está sozinho,
então quando a equipa cresce, pode ser desastroso.
É por isso que a rotina é importante, porque ajuda a reduzir
erros. Quando temos processos definidos a hipótese de algo falhar reduz
substancialmente, ou seja, conseguimos acompanhar melhor o progresso do nosso
trabalho, fazendo pequenos ajustes à medida que for necessário, evitando ter de
gerir grandes riscos, o que pode ter um impacto imprevisível na marca.
E no marketing digital?
As rotinas são essenciais para a planificação de campanhas e
para a otimização dos resultados, também para a criação de conteúdos, definição
prévia dos temas a abordar, os formatos, as horas para fazer publicações, email
marketing, agendamento de posts nas redes sociais, analise de resultados, entre
tantos outros.
São as rotinas que facilitam o
trabalho em termos de gestão da marca, garantem por exemplo a identidade
visual, o posicionamento da marca, a comunicação consistente de materiais e dos
canais utilizados.
Dicas para sobreviver à obrigação das rotinas na gestão
diária:
A utilização de ferramentas que facilitam o trabalho, desde
as plataformas de gestão de processos quando existe uma equipa, a ferramentas
de automação e de analise de dados. Depois é só ir monitorizando os resultados,
fazendo os ajustes necessários e integrar os novos elementos da equipa nos
processos já criados.
Comentários
Enviar um comentário