Continuamos a refletir sobre processos
Na continuação da reflexão sobre a importância de criar
processos, transversais a toda a equipa, de forma que todos saibam bem onde
começam os seus deveres e onde começam as obrigações dos outros, faz sentido
pensar também sobre padrões e repetibilidade. De forma um pouco simplista, os
processos devem coerentes com os valores da empresa, e devem-se prolongar no
tempo, para que todos conheçam as regras e as sigam, a alteração constante dos
processos cria instabilidade, insegurança e desconfiança na equipa.
Se quando pensamos no funcionamento de uma fabrica consideramos
que não há outra forma de ter resultados, quando olhamos para um prestador de
serviços podemos ter mais dificuldade em visualizar processos e reconhecer a
sua importância, contudo é a execução consistente e eficiente que garante serviços
de qualidade e a padronização dos processos é importante para o controle dos
custos uma vez que otimiza o uso dos recursos.
A padronização dos processos na empresa maximiza a eficiência,
permite ter resultados consistentes, é mais fácil para a gestão de topo
analisar os resultados e interpretar os desvios, melhora a qualidade do serviço
que é entregue ao cliente, evita desperdícios, nomeadamente de tempo, aumenta a
responsabilização individual, facilita a disseminação do conhecimento e da
informação e o cumprimento das regulamentações.
Por outro lado, sabemos que um determinado processo,
realizado sob as mesmas condições, produz resultados consistentes, logo, se a
equipa de gestão definir os processos, sabe antecipadamente o nível da
qualidade de serviço que está a implementar.
Por ultimo, nas empresas mais pequenas existe pro vezes a
vontade de não documentar os processos, sendo os mesmos passados verbalmente. A
sua documentação garante a disseminação da informação por toda a equipa
envolvida.
Cabe à gestão de topo fazer o controlo estatístico dos
processos, ou seja, analisar o desempenho, identificar os desvios que podem
criar entropias, resolver essas dificuldades e trazer sempre que possível inovação
para os processos.
Uma ultima reflexão, muitas empresas pequenas são empresas familiares,
em que estão integradas na estrutura os casais e depois os filhos, pelo que ser
preciso coragem para que os processos sejam transparentes para todos, e que
todos saibam colocar uma separação entre a vida familiar e o equilíbrio da
empresa, desvalorizar processos em prol da estabilidade familiar, pode ter consequências
a médio prazo, difíceis de reconverter.
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