IPQ apresenta NormIA Assistente virtual para apoio às empresas
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) vai apresentar
publicamente NormIA, o seu novo assistente virtual baseado em inteligência
artificial, no próximo dia 16 de maio, na Loja do Cidadão, Espaço Empresa, de
Santarém.
O evento realiza-se num dos 45 pontos da Rede
Descentralizada de Consulta de Normas (RDCN) do IPQ, reforçando a missão de
aproximar a normalização dos seus utilizadores. A sessão contará com a presença
de representantes do IPQ, do Município de Santarém e de entidades parceiras
ligadas à normalização, à inovação tecnológica e ao desenvolvimento
empresarial.
Durante o evento, será feita uma demonstração do
funcionamento e das potencialidades desta ferramenta no apoio às empresas e
outros profissionais. Uma nova ferramenta para a competitividade e
internacionalização NormIA é um chatbot inteligente que responde a dúvidas
sobre normas e normalização, disponível 24 horas por dia no site do IPQ.
Esta ferramenta visa apoiar especialmente as PME e outros
agentes económicos, promovendo uma utilização mais eficaz e estratégica das
normas como instrumento de competitividade, inovação e apoio à
internacionalização.
Ao interagir com NormIA, os utilizadores podem obter
respostas imediatas a questões relacionadas com normas aplicáveis aos seus
produtos, serviços ou atividades, contribuindo para uma atuação mais informada
e alinhada com as exigências legais e do mercado.
Fontes de informação fiáveis e atualizadas Para garantir a
fiabilidade da informação, NormIA recorre a fontes credíveis e atualizadas,
incluindo:
▪ o acervo normativo
nacional,
▪ o website do IPQ,
▪ o Jornal Oficial da União Europeia,
▪ o Diário da República.
Estas fontes permitem ao NormIA fornecer respostas
fundamentadas, alinhadas com o contexto legal e técnico nacional e europeu
Desenvolvido por especialistas, pensado para os utilizadores
Concebido para tornar o acesso à informação sobre normas rápido e intuitivo,
NormIA resulta de um esforço conjunto de uma equipa multidisciplinar, com
especialistas nas áreas da normalização e tecnologias de informação. O projeto
beneficiou do valioso contributo de diversos parceiros da normalização —
Organismos de Normalização Setorial, Comissões Técnicas, peritos e
especialistas em normalização — que, com o seu conhecimento e experiência,
contribuíram para que NormIA seja uma ferramenta útil, garantindo a relevância
e aplicabilidade da mesma para diferentes perfis de utilizadores. Compromisso
com a inovação e a proximidade.
Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de transformação
digital da Administração Pública, contribuindo para tornar a normalização mais
acessível, prática e próxima do quotidiano dos utilizadores.
NormIA encontra-se
disponível no website do IPQ em: ipq.pt/normia
Comentários
Enviar um comentário