GESTÃO DE PATROCÍNIOS - FERRAMENTAS DE GESTÃO - O ÍNICIO
Patrocinar é um ato de amor entre duas marcas pelo que nos
próximos textos vou explicar-vos como se podem preparar antecipadamente para
depois não terem de gerir relações complicadas ou tóxicas, que vão criar
ansiedade, insatisfação e muito possivelmente o fim do patrocínio, ou então,
não há aquela faísca que faz brilhar os olhos e a relação nem sequer começa,
morre logo no primeiro email ou no primeiro contato
Durante os três anos que na TAP analisei, diariamente, pedidos
de patrocínio de marcas e eventos vi por sistema, muitos aplicarem os mesmos
erros, erros esses que aparentemente eram “coisas sem grande importância”, mas
que ditavam a resposta negativa que recebiam.
Aliás, o primeiro erro quando precisamos do apoio de uma
marca é pensarmos que são pequenos lapsos, sem importância, mas há mais erros,
como porta-voz não acreditar no que está a promover, a falta de experiência na
organização de eventos, a falta de um produto suficientemente consolidado, a
falta de organização, a falta de uma equipa, um evento que não está alinhado com
os valores da marca.
Quantas vezes nos colocamos no lugar do outro? Esta
pergunta, muito usada noutros meios, aqui tem uma importância vital.
Se estão a pensar organizar um evento e procurar
patrocinadores, sugiro que se preparem antes e não me refiro a fazer um caderno
de encargos do evento, existe um trabalho prático para ser feito antes da componente
gráfica, desde o registo do evento no google, à pesquisa de marcas com valores
alinhados e consequentemente, a procura de contatos que vos possam ajudar a
abrir portas para as empresas escolhidas.
Da parte das marcas a escolha é um misto de escolha emotiva
com analise, dentro do possível, do retorno do investimento, e se vão “bater à
porta” de grandes marcas não se esqueçam que o investimento vai ser validado por
um conjunto de pessoas, por isso é preciso estar preparado e bem preparado.
No tempo em que eu analisava pedidos de patrocínios não
tinha muito tempo para gastar em cada pedido por isso quem não me cativasse a
atenção nos primeiros minutos, perdia a oportunidade de ter um forte apoio. O
primeiro desafio é este, ter consciência que quem vai analisar o vosso email
tem muito que fazer e que vocês têm poucos minutos para se diferenciarem da
vossa concorrência, ou seja, todos os outros organizadores de eventos que
precisam do apoio de marcas fortes para poder ter sucesso.
Passada esta fase, um patrocínio deve ser uma relação
duradoura e de confiança entre ambas as partes, em que todos ganham e que é
trabalhada ao longo do ano, para além do evento em si e sempre com foco na mútua
proteção, ou seja, aqui aplica-se o mesmo princípio de gestão e marketing em
que, dá muito mais trabalho e tem custos muito mais elevados, angariar novos
clientes do que manter os que já temos, já para não esquecer a credibilidade, o
que vos parece mais credível? Um evento que mantem sempre os mesmos
patrocinadores ou um evento que troca de patrocinadores todos os anos? Detalhes
que vos garanto as marcas estão atentas e que são determinantes na escolha, uma
vez que todas as empresas têm orçamentos de marketing limitados e vão investir
onde seja mais provável de obter uma excelente relação investimento/retorno
financeiro para a marca/poucas dificuldades na presença no evento.
Prometo que continua, siga-me no blogue para não perder nada
sobre este tema.
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