MARKETING PESSOAL PARA QUE SERVE
As pessoas e as empresas têm mais em comum do que aquilo que nos parece.
Ambas têm uma identidade única e características
diferenciadoras que nos levam a gostar ou não, quer das pessoas quer das
marcas.
Fiz a faculdade já tarde, numa altura em que já estava a
trabalhar na TAP e sentia necessidade de evoluir na carreira embora não me
estivesse a ser fácil conseguir essa evolução.
Parece-me na altura que a melhor forma de poder ganhar uma
promoção e um reconhecimento do meu trabalho, que implicasse retorno financeiro
seria investir em formação, e foi assim que me licenciei em Marketing Turístico,
no primeiro curso de B-Learning da Escola Superior de Tecnologia do Mar de
Peniche.
Só que quando cheguei à TAP e mostrei orgulhosa o meu
diploma com 15 valores, recebi a resposta de que não seria possível integrar-me
na carreira de licenciados porque os meus colegas, que faziam o mesmo que eu,
não eram licenciados. Percebi que algo estava profundamente errado, que culpa
tinha eu nos outros não investirem em formação?
Depois pensei melhor e conclui que se tinha terminado um
curso de marketing, alguma coisa eu podia fazer para me diferenciar dos
milhares de colegas que trabalhavam comigo na companhia aérea.
Foi assim que nasceu a Teresa Vai de Férias, o que fiz na
altura, foi criar uma estratégia de marketing para mim, olhando-me como uma
empresa, assente no digital e sem investimento financeiro, não sabia que estava
a abrir uma caixa de pandora e que muito do que alcancei se deve a esta
abordagem que fiz ao problema que tinha.
Na altura comecei um blog sobre viagens e lifestyle e
apostei forte na comunicação nas redes sociais, já tinha a experiência de
alguns textos que tinham viralizado no Facebook e sabia como tirar partido do
digital para me comunicar. Na base da estratégia estava a resposta a uma
pergunta: como me diferenciar dos outros? Esta é sempre a base do trabalho com
as marcas – como me diferenciar dos outros.
Existem várias certezas em marketing que tive oportunidade
de por à prova. Não existem formulas magicas que garantem resultados imediatos
e se não está de acordo com o resultado esperado não tem problema, é só ajustar
a estratégia e continuar a medir o impacto.
Foi assim que comecei um caminho que havia de ter impacto em
toda a minha vida. O blog teve uma projeção muito boa, recebi prémios com
alguns textos escritos e nomeações para melhor blog de viagens do ano.
No Facebook tive de abrir outro perfil e passo os 10.000
seguidores, no linkedin e no Instagram foi fácil crescer em alcance.
O passo seguinte foi registar a marca e publicar um livro
com os textos mais lidos do blog. Este segundo passo foi determinante para
consolidar o trabalho, o livro levou-me muito longe, credibilizou tudo o que eu
estava a fazer, deu-me uma nova rede de contatos e trouxe-me para o mundo das
empresas, área em que trabalho.
Ainda com a Teresa Vai de Férias, abri uma empresa de
turismo, um mês antes do Covid fechar o mundo, o que foi uma grande aprendizagem
sobre as dificuldades das empresas e a necessidade de sobrevivência.
É ainda o meu projeto de mestrado, que serviu para demonstrar
que o projeto era viável o timing é que não era perfeito.
Quanto à TAP, apesar de amar aviação, o meu futuro não podia
ser ali, saí da empresa e abracei novos desafios, e o caminho tem sido
extraordinário.
Sempre que me perguntam para que serve o marketing pessoal é disto que me lembro, espero ter respondido à vossa questão
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