MARKETING PESSOAL PARA QUE SERVE

 


As pessoas e as empresas têm mais em comum do que aquilo que nos parece.

Ambas têm uma identidade única e características diferenciadoras que nos levam a gostar ou não, quer das pessoas quer das marcas.

Fiz a faculdade já tarde, numa altura em que já estava a trabalhar na TAP e sentia necessidade de evoluir na carreira embora não me estivesse a ser fácil conseguir essa evolução.

Parece-me na altura que a melhor forma de poder ganhar uma promoção e um reconhecimento do meu trabalho, que implicasse retorno financeiro seria investir em formação, e foi assim que me licenciei em Marketing Turístico, no primeiro curso de B-Learning da Escola Superior de Tecnologia do Mar de Peniche.

Só que quando cheguei à TAP e mostrei orgulhosa o meu diploma com 15 valores, recebi a resposta de que não seria possível integrar-me na carreira de licenciados porque os meus colegas, que faziam o mesmo que eu, não eram licenciados. Percebi que algo estava profundamente errado, que culpa tinha eu nos outros não investirem em formação?

Depois pensei melhor e conclui que se tinha terminado um curso de marketing, alguma coisa eu podia fazer para me diferenciar dos milhares de colegas que trabalhavam comigo na companhia aérea.

Foi assim que nasceu a Teresa Vai de Férias, o que fiz na altura, foi criar uma estratégia de marketing para mim, olhando-me como uma empresa, assente no digital e sem investimento financeiro, não sabia que estava a abrir uma caixa de pandora e que muito do que alcancei se deve a esta abordagem que fiz ao problema que tinha.

Na altura comecei um blog sobre viagens e lifestyle e apostei forte na comunicação nas redes sociais, já tinha a experiência de alguns textos que tinham viralizado no Facebook e sabia como tirar partido do digital para me comunicar. Na base da estratégia estava a resposta a uma pergunta: como me diferenciar dos outros? Esta é sempre a base do trabalho com as marcas – como me diferenciar dos outros.

Existem várias certezas em marketing que tive oportunidade de por à prova. Não existem formulas magicas que garantem resultados imediatos e se não está de acordo com o resultado esperado não tem problema, é só ajustar a estratégia e continuar a medir o impacto.

Foi assim que comecei um caminho que havia de ter impacto em toda a minha vida. O blog teve uma projeção muito boa, recebi prémios com alguns textos escritos e nomeações para melhor blog de viagens do ano.

No Facebook tive de abrir outro perfil e passo os 10.000 seguidores, no linkedin e no Instagram foi fácil crescer em alcance.

O passo seguinte foi registar a marca e publicar um livro com os textos mais lidos do blog. Este segundo passo foi determinante para consolidar o trabalho, o livro levou-me muito longe, credibilizou tudo o que eu estava a fazer, deu-me uma nova rede de contatos e trouxe-me para o mundo das empresas, área em que trabalho.

Ainda com a Teresa Vai de Férias, abri uma empresa de turismo, um mês antes do Covid fechar o mundo, o que foi uma grande aprendizagem sobre as dificuldades das empresas e a necessidade de sobrevivência.

É ainda o meu projeto de mestrado, que serviu para demonstrar que o projeto era viável o timing é que não era perfeito.          

Quanto à TAP, apesar de amar aviação, o meu futuro não podia ser ali, saí da empresa e abracei novos desafios, e o caminho tem sido extraordinário.

Sempre que me perguntam para que serve o marketing pessoal é disto que me lembro, espero ter respondido à vossa questão


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