A SOLIDÃO DE COMEÇAR UM PEQUENO NEGÓCIO
A solidão de começar um pequeno negócio é algo de que não se fala, mas que existe e pode ser avassalador.
Vou partilhar a minha experiência.
Quando abri a minha empresa de turismo desenvolvi todo o processo, como nos dizem que se deve fazer quando se quer abrir um negócio.
Tinha formação, muita experiência e uma grande rede de contatos, mas fiz ainda mais formação, especifica no desenvolvimento de projetos de turismo. Desenvolvi um plano de negócios com uma projeção financeira a 5 anos em que planifiquei toda estratégia e crescimento e que apliquei religiosamente. Tinha previsto o período em que a empresa não ia dar lucro, mas eu tinha dinheiro para me manter e manter a empresa a funcionar. Tinha tudo previsto menos que eu ia abrir uma empresa de turismo um mês antes de Portugal fechar as fronteiras e do mundo de fechar para a vida e que durante 2 anos, a empresa não podia desenvolver atividade e eu tinha as despesas correntes para assegurar.
Durante esse período foi necessário tomar muitas decisões porque não era só a empresa que estava em risco, era também eu e se não tivesse cuidado os meus bens pessoais. Tive um grupo de suporte, de empresários, que me ajudou a respirar, manter a calma e pensar sobre os próximos passos.
Este exemplo é um caso real, e dramático, do que pode acontecer com as nossas pequenas empresas, em que começamos cheios de sonhos, já nos estamos a ver lá à frente, cheios de sucesso, mas não estruturamos o caminho a percorrer, ou até o fazemos, mas não estamos preparados para de repente encontrar um caminho fechado.
A questão é que quando começamos não sabemos o que precisamos, não temos dinheiro para investir em consultoria, ou não consideramos que seja uma prioridade e estamos completamente sozinhos e por isso tantas empresas fecham nos primeiros 2 a 3 anos de atividade.
Mesmo sendo uma excelente ideia, tem tudo para correr mal. Ter a coragem de assumir que precisamos de pensar o nosso negócio com alguém que nos ajude a encontrar soluções para áreas em que temos dificuldades fará a diferença nos resultados e termos a coragem de partilhar dificuldades e de ouvir outras soluções pode abrir novos caminhos.
Comentários
Enviar um comentário